Star Wars Day: tecnologias da saga já existem no mundo real

Comemora-se em 4 de maio o “Star Wars Day” – um dia dedicado ao universo Star Wars (Guerra nas Estrelas). Aliás, a franquia – que já gerou filmes, quadrinhos e brinquedos – também sobrevive na cultura pop pelo futurismo de George Lucas. Afinal, muitas tecnologias mostradas ao longo da saga pareciam apenas ficção científica, mas hoje são possíveis.

Tecnologias de Star Wars que já são reais

A seguir, listamos cinco artefatos que saíram das telas para ganhar o mundo real. Confira!

1.     Holografia

As projeções de vídeo em 3D estão cada vez mais realistas. Inclusive, o recurso é empregado hoje em diversas áreas, desde a Medicina (auxiliando em cirurgias) até shows musicais “póstumos”. Já a Microsoft pretende popularizar o uso de hologramas em reuniões de trabalho. A ideia é aprimorar a comunicação interpessoal realizada a distância – tal como no universo Jedi.

2.     Próteses biônicas

No Episódio V de Star Wars (O Império contra-ataca), Luke Skywalker perde a mão direita numa batalha. Então o personagem a substitui por uma prótese biônica – algo tecnologicamente impossível até alguns anos atrás. Contudo, esse tipo de artefato agora existe. O mecanismo detecta movimentos do músculo do braço para reproduzir a motricidade de uma mão humana. Assim, quem teve o membro amputado pode mexer os dedos e agarrar objetos com precisão.

3.     Canhões a laser

A Estrela da Morte guardava uma arma capaz de destruir um planeta inteiro com um único disparo. Na vida real, os canhões a laser não são tão potentes, mas podem fazer estragos usando somente ondas de calor. Eles derrubam drones e outros objetos menores, por exemplo. Só que, em vez de emitir feixes coloridos, como nos filmes, soltam jatos invisíveis.

4.     Speeders

E quem não gostaria de pilotar uma moto voadora, similar às das cenas de perseguição do Episódio VI (O Retorno do Jedi)? Embora esses veículos ainda não tenham se popularizado, existem companhias trabalhando em protótipos. A californiana Aeroflex e a britânica Malloy Aeronautics desenvolveram máquinas que podem flutuar a alguns metros de altura e atingir alta velocidade.

5.     Robôs domésticos

Ok, vai demorar muito tempo até termos companheiros simpáticos como R2D2 ou C3PO em casa. Porém, a Internet das Coisas e a Inteligência Artificial já permitem a criação de máquinas para automatizar muitas tarefas. Um bom exemplo doméstico seria o aspirador robô, cujos sensores detectam onde está a sujeira. Assim, ele faz o serviço de limpeza sozinho e ainda volta à base na hora de recarregar as baterias.

Aqui no blog, também já falamos das aplicações de IA nas empresas. Saiba mais aqui.

Mas, afinal, por que Star Wars Day?

Antes de encerrarmos o artigo de hoje, falta explicar por que os fãs de Star Wars escolheram justamente o dia 4 de maio para homenagear a saga. Bem, isso tem a ver com a frase “may the force be with you” (“que a força esteja com você”). Logo, a data em inglês funciona como um trocadilho: “May the 4th be with you” (que o 4 de maio esteja com você). Simples assim.

Enquanto outras tecnologias Jedi não chegam até nós, fato é que uma infraestrutura de TI atualizada pode trazer muitos benefícios para o seu negócio. Então, que tal conhecer opções de produtos e serviços para acelerar os resultados da empresa? Fale com a HT Solutions! Assim, nossa força também estará com você! 🙂

 

Foto: iStock/YakobchukOlena

Compartilhe este artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Tópicos relacionados

Sobre a HT Solutions

A HT Solutions é especialista em soluções de infraestrutura de TI que proporcionam agilidade, desempenho e melhores resultados para empresas na era da transformação digital.

Braço de tecnologia do Grupo Herval, grupo econômico com mais de 60 anos de atuação na indústria e varejo, a HT conta com as mais elevadas certificações da fabricantes como HPE, HP, Dell e Lenovo e é um parceiro confiável no fornecimento de tecnologia para o setor público e privado.

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.