Microsoft Mesh: hologramas para colaboração a distância

Microsoft Mesh

A esta altura de 2021, sua empresa deve estar bastante acostumada à colaboração remota. Afinal, com membros da equipe em home office, as videoconferências e os aplicativos de produtividade tornaram-se rotineiros. Mas… E se houvesse uma maneira mais dinâmica e interativa de realizar os processos? Pois a Microsoft acredita que há – e aposta na “holoportação” como alternativa para o futuro do trabalho.

Parece ficção científica, mas a companhia vem testando um novo SDK chamado Mesh. O kit de desenvolvimento de software permite a criação de apps para realidade mista. Na prática, seria possível realizar uma reunião de trabalho num ambiente virtual, utilizando hologramas fotorrealistas dos colegas. Ou seja, uma experiência imersiva – bem diferentes das janelinhas de conversa da atualidade, né?

Microsoft Mesh: reuniões hiper-realistas

A ideia foi apresentada na conferência Ignite, no início de março. Essencialmente, o Microsoft Mesh surge com a proposta de resolver alguns problemas técnicos relacionados à criação de ambientes digitais. Assim, a solução serve para laptops comuns, smartphones e headsets de realidade virtual, como o HoloLens 2.

Embora as reuniões com hologramas realistas em 3D estejam em fase conceitual, já existe uma aplicativo que possibilita algo parecido. O programa reúne várias pessoas num mesmo espaço de colaboração remota, usando avatares animados mais simples para representá-los. Além disso, cada um pode anotar, desenhar ou importar arquivos do OneDrive para o ambiente.

Em adição ao aplicativo Mesh exclusivo para HoloLens 2, a Microsoft promete um lançamento similar para o AltspaceVR (plataforma de realidade virtual adquirida pela companhia em 2017). Haverá aí a possibilidade de eventos corporativos a distância. Quem não tiver um headset para a experiência completa poderá ingressar pelo computador, no modo 2D.

Saiba mais: Home office? Garanta a segurança dos dados da empresa

Como visto, a holoportação se mostra uma alternativa cada vez mais possível. Conforme o setor de tecnologia for aderindo à chamada “realidade estendida”, devem se multiplicar essas relações de trabalho que unem os mundos físico e digital. Assim, a distância geográfica dos colaboradores não será mais impeditivo para conexões intensas e realistas, com sensação genuína de proximidade.

Enquanto a holoportação não chega…

Fale a verdade: deu vontade de experimentar esse jeito futurista de trabalhar, não é mesmo? Bem, enquanto o Microsoft Mesh não chega, resta atuar com as soluções consolidadas no mercado… Mas isso não é motivo para baixa produtividade! Afinal, existem plataformas altamente eficientes, como veremos a seguir.

Empresas que aderiram ao trabalho remoto precisam se preocupar, por exemplo, com a virtualização das máquinas. Sabe aquele computador superpoderoso que ficou no escritório? O único capaz de processar dados complexos, como gráficos e vídeos? Pois os colaboradores devem encontrar um jeito seguro de acessá-lo a distância.

A boa notícia é que softwares como o HP ZCentral Remote Boost fazem esse elo. O software oferece tempo de resposta instantâneo e ótima qualidade de imagem, garantindo a melhor produtividade também no home office.

Outro benefício são os acessos simultâneos à mesma workstation. Assim, os times conseguem atuar em tempo real, até mesmo em projetos que incluam modelos 3D superelaborados.

Saiba mais: Como facilitar o acesso à rede corporativa no trabalho remoto

Quer outras dicas de como estruturar sua TI para uma experiência remota de qualidade? Então fale com a HT Solutions! Afinal, nossos especialistas estão sempre à disposição para encontrar os produtos mais adequados para o seu negócio.

 

Foto: Microsoft/Reprodução

Compartilhe este artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Tópicos relacionados

Sobre a HT Solutions

A HT Solutions é especialista em soluções de infraestrutura de TI que proporcionam agilidade, desempenho e melhores resultados para empresas na era da transformação digital.

Braço de tecnologia do Grupo Herval, grupo econômico com mais de 60 anos de atuação na indústria e varejo, a HT conta com as mais elevadas certificações da fabricantes como HPE, HP, Dell e Lenovo e é um parceiro confiável no fornecimento de tecnologia para o setor público e privado.

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.