Como a Internet das Coisas (IoT) transforma os negócios

A Internet das Coisas vem trazendo mais inteligência e automação a diversos segmentos da economia. Também conhecida como “IoT”, na sigla em inglês, essa tecnologia extrai dados dos dispositivos eletrônicos conectados à rede. Consequentemente, obtém-se mais contexto, proporcionando insights para melhorar a experiência do público. Inclusive, já há exemplos consolidados dessa abordagem desde a indústria até o ramo dos esportes. E todos têm algo em comum: a expertise das soluções HPE. Continue lendo para conhecer os detalhes.

Como a Internet das Coisas transforma o esporte

Imagine um torneio de golfe num campo imenso, mas com wi-fi disponível a todos os 51 mil espectadores. Pois essa é a realidade da Ryder Cup Europe. Isso porque os organizadores utilizam a infraestrutura mobile-first da Aruba (empresa da HPE), oferecendo uma experiência 100% digital ao público.

Junto a isso, vem a análise de dados. Afinal, é possível rastrear a localização exata dos competidores, além de atualizar o placar em tempo real. Ou seja: graças à IoT, as informações sobre o jogo ficam mais dinâmicas e precisas.

Aliás, o que dizer dos anúncios geolocalizados? Simplesmente, os patrocinadores conseguem oferecer conteúdo exclusivo à medida que os fãs se deslocam para áreas específicas do campo. Soa como futuro, mas é o presente potencializado pela HPE com as soluções da Aruba.

Aplicação de IoT na indústria petroquímica

Partindo para outro extremo, vamos falar da “refinaria do futuro”. Isto é, a empresa que incorpora recursos de Internet das Coisas em suas instalações para otimizar os resultados.

No caso, estamos nos referindo à Texmark Chemicals. Isso porque a companhia investe em infraestrutura de ponta para se destacar no altamente competitivo setor de Petróleo e Gás.

Por exemplo, as bombas de extração de óleo contam com sensores e machine learning. Isso permite conectá-las a um sistema digital que monitora o desempenho do maquinário. Logo, é possível verificar as condições de trabalho, antever a necessidade de manutenção e, assim, reduzir as paralisações não planejadas.

Não só a vida útil dos ativos aumenta, como a empresa conquista mais segurança para as equipes. Afinal, os serviços geolocalizados podem alertar os funcionários caso cheguem a um local perigoso – e oferecer respostas rápidas numa emergência.

Saiba mais: Escritório do futuro e as soluções para um ambiente conectado

Soluções HPE para Internet das Coisas

Agora pense no que a IoT pode fazer pela sua organização. Hospitais, lojas, indústrias ou cidades inteligentes – qualquer atividade se beneficia dos insights gerados pelos sistemas eletrônicos.

Porém, para isso é necessário contar com as melhores soluções do mercado. Por isso recomendamos produtos e serviços HPE. Afinal, com infraestrutura para computação robusta e redes sem fio que vão da borda à nuvem, você consegue implementar uma arquitetura de IoT preparada para as demandas do futuro.

O melhor é que tudo ocorre com extrema segurança. Isso porque o próprio sistema monitora a rede e “expulsa” dispositivos suspeitos, garantindo uma operação tranquila.

Quer saber mais sobre o possível impacto da Internet das Coisas no seu negócio? Então fale com a HT Solutions. Nossos especialistas vão oferecer as soluções em infraestrutura de TI mais adequadas para atender às suas necessidades.

 

Foto: iStock/metamorworks

Compartilhe este artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Tópicos relacionados

Sobre a HT Solutions

A HT Solutions é especialista em soluções de infraestrutura de TI que proporcionam agilidade, desempenho e melhores resultados para empresas na era da transformação digital.

Braço de tecnologia do Grupo Herval, grupo econômico com mais de 60 anos de atuação na indústria e varejo, a HT conta com as mais elevadas certificações da fabricantes como HPE, HP, Dell e Lenovo e é um parceiro confiável no fornecimento de tecnologia para o setor público e privado.

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.