Nem todo gestor de sucesso é um bom líder. Por exemplo, o lucro da empresa e a expansão das atividades são indicadores de que os negócios vão bem, pelo menos do ponto de vista financeiro. Mas e quanto à satisfação da equipe? Será que os colaboradores se sentem inspirados ou motivados a fazer um trabalho melhor?
Inspiração e motivação, sim, são características de quem sabe liderar. Em vez de simplesmente delegar tarefas, um chefe deve se tornar um modelo a ser seguido. Porém, o desafio está em como fazer isso.
Como ser um bom líder para seus colaboradores
Hoje trazemos três dicas que podem ajudar você a desenvolver uma liderança melhor, qualquer que seja seu segmento de atuação. Elas foram baseadas neste artigo da Forbes. Confira:
1. Saiba ouvir
Antes de tudo, um bom líder tem que saber ouvir o que os colaboradores têm a dizer. Afinal, eles vivem os processos da empresa na prática, então podem apontar o que não está funcionando tão bem – e, inclusive, sugerir melhorias.
Ocorre que, em tempos de home office e colaboração à distância, nem sempre é possível perceber os sinais de que algo está errado. Por isso, você deve se mostrar à disposição para conversar sempre que necessário.
Que tal marcar videochamadas periódicas com cada colaborador para saber como andam as coisas? Essa é uma ótima oportunidade de dar e receber feedback.
Lembre-se de respeitar o tempo de cada pessoa, pois algumas demoram mais para transformar as ideias em palavras. Ou seja, tenha paciência. E pergunte quando surgir uma dúvida – mas de uma forma que soe amigável, não ameaçadora.
Depois de ouvir as considerações, pare e reflita sobre o assunto. Assim, de cabeça fria, é mais fácil pensar em soluções para eventuais conflitos que surjam. O importante é mostrar aos funcionários que eles podem confiar em você.
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2. Aprenda a administrar os fracassos
Por mais bem-sucedida que seja uma companhia, há momentos em que os projetos não deslancham e a equipe fica desmotivada. Nessas horas, o bom líder não desiste.
A melhor saída para lidar com as adversidades é reconhecer os erros e aprender com eles. Pode ser tentador culpar as circunstâncias externas. No entanto, você deve admitir que falhas acontecem, especialmente quando nos desafiamos a realizar algo grandioso.
A liderança inspiradora é aquela que reconhece os erros, se responsabiliza por eles e traça planos para corrigi-los. Para tanto, vale a pena discutir soluções com a equipe (olha aí a importância da dica 1 de novo!). Dessa forma, todo mundo pode elaborar um plano diferente – e melhor – para a próxima empreitada.
3. Seja exemplo
Por fim, bons líderes tornam-se modelo de otimismo, persistência e esperança. Não se trata de ignorar os problemas, mas, sim, de buscar alternativas frente a eles.
Também é importante conquistar o respeito dos demais a partir das próprias atitudes. Por exemplo, o gestor não deve perder a cabeça, xingar ou humilhar colaboradores. Se isso acontecer, peça desculpas o quanto antes e mostre que você se arrependeu.
Lembre-se de que o seu negócio só funciona porque há pessoas dando duro no serviço. Logo, esse esforço merece reconhecimento e, sobretudo, respeito.
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