Muitas falhas de cibersegurança acontecem por causa de erro humano. Por isso, sua empresa deve contar com uma política de proteção de dados que atinja todos os colaboradores. Nesse cenário, a comunicação interna é uma ferramenta indispensável para afinar o discurso e levar a mensagem adiante. A seguir, confira detalhes que ajudarão a fortalecer a segurança de dados da sua empresa.
Para que serve a comunicação interna?
Ações de comunicação interna e endomarketing têm um objetivo bem claro: transmitir a filosofia organizacional a todos os setores da companhia. Afinal, não basta traçar objetivos estratégicos ou definir missão, visão e valores. É preciso ir além, fazendo com que esse pensamento chegue a cada um dos colaboradores.
A informação está na base de tudo. Equipes bem-informadas sobre processos internos conseguem se engajar melhor em suas tarefas. Afinal, entendem melhor qual é seu papel dentro da empresa e quais são os resultados esperados.
Partindo dessa perspectiva, também é importante criar protocolos para padronizar as rotinas da companhia, evitando ruídos entre os diferentes setores. A ideia é que todos saibam o que precisa ser feito, como executar cada procedimento e quais as suas consequências.
O fator humano e a segurança de dados
Agora chegamos ao assunto-chave do post de hoje: a segurança de dados. Não é raro encontrar usuários que se atrapalham com novas tecnologias. Aprender o funcionamento de um software e as boas práticas relacionadas pode levar tempo.
Só que, em se tratando de segurança de dados, cada movimento pode ter consequências graves. Basta alguém abrir um link suspeito de um e-mail e pronto: a rede inteira fica suscetível a malwares. Imagine, então, quando a equipe ainda não sabe quais comandos acionar, onde clicar, como proceder em caso de falhas…
Aliás, mesmo que o sistema bloqueie sites suspeitos e softwares maliciosos, ainda há o fator humano. Já pensou se uma pessoa posta conteúdo sigiloso da empresa nas redes sociais, por exemplo? Aí não há firewall que impeça o vazamento de dados.
Portanto, deve haver um esforço de comunicação interna para todos os colaboradores conhecerem as políticas de segurança adotadas pela instituição. Consequentemente, essa conscientização uniforme ajudará a diminuir bastante as ameaças ao ecossistema de TI.
Ações internas para reforçar a cibersegurança na empresa
Os recursos e a linguagem utilizados nesse tipo de ação variam. A estratégia vai depender da mensagem a ser repassada e da forma como as equipes estão acostumadas a assimilar informação. De todo modo, aqui estão algumas sugestões de materiais a serem produzidos para melhorar a comunicação interna:
- Guia de boas práticas. O documento pode usar textos simples e objetivos, explicando o que fazer e o que não fazer no ambiente corporativo. Por exemplo, há empresas que desaconselham os funcionários a instalar aplicativos em suas estações de trabalho.
- Vídeos explicativos. Esse conteúdo pode ser enviado por e-mail ou mesmo por mensagem de celular. Cada um deve oferecer uma dica rápida sobre cuidados para reforçar a segurança de dados.
- Checklist. Essa opção é ótima aliada das equipes que cumprem várias pequenas tarefas. Assim, que tal incluir na lista algumas ações como realizar backup dos arquivos e passar antivírus na máquina? Às vezes, é preciso criar esses lembretes para introjetar novos hábitos no dia a dia, fortalecendo a segurança de dados.
Gostou das sugestões? Esperamos que o artigo de hoje tenha sido útil. Se quiser se aprofundar no tema, confira nosso post sobre atualização de infraestrutura de TI. Afinal, esse é outro ponto indispensável para reforçar a segurança de dados em sua empresa. Boa leitura!