Monitoramento online pode afetar desempenho da equipe

monitoramento online

Com tantas pessoas em home office durante a pandemia, algumas empresas vêm se interessando por estratégias de monitoramento online. Mas será que isso é bom para as equipes?

Há softwares capazes de rastrear cada tecla digitada, os movimentos feitos com o mouse e todos os sites visitados. Além disso, alguns programas usam a webcam para analisar até as feições do usuário. Isso porque os movimentos dos olhos e a linguagem corporal poderiam indicar se ele está atento ao trabalho ou não.

Só que essa vigilância toda, nos tempos atuais, acontece dentro da casa do colaborador. E aí o indivíduo fica sensivelmente vulnerável.

Monitoramento online x privacidade dos colaboradores

Muita gente vem enfrentando problemas de saúde mental enquanto trabalha em casa. Na pesquisa Work Trend Index 2021, da Microsoft, 54% dos participantes relataram sentimento de sobrecarga, enquanto 39% se declararam exaustos. Então, a pergunta é “por que colocar mais uma preocupação na cabeça deles?”

Claro que alguns funcionários lidam melhor com a vigilância que outros. Logo, não dá para generalizar. Ainda assim, os empregadores precisam levar em conta a situação atípica que a sociedade vem enfrentando.

Por exemplo, imagine alguém que precisa conciliar o trabalho e o cuidado com os filhos. Às vezes, as crianças invadem o escritório – que pode muito bem ser a sala de casa – e demandam atenção. Aí, para não parecer improdutivo, o colaborador inventa táticas como recorrer a um aplicativo de movimento automático de mouse. Assim parece que ele está online e ativo continuamente, mesmo quando precisou ir à cozinha preparar o almoço da família.

Home office não precisa comprometer a produtividade

O exemplo acima serve para ilustrar que monitoramento online não garante, necessariamente, a produtividade da equipe. Aliás, pode acabar incentivando, isto sim, estratégias para driblar o sistema.

Por isso, as empresas devem ser transparentes em relação às informações que coletam – e aos porquês disso. Além disso, é importante ouvir os trabalhadores para saber se há incômodo em relação à vigilância. Aliás, por óbvio, opiniões divergentes quanto a isso devem ser acolhidas sem ameaça de punição com ações disciplinares.

Ainda, a maioria dos entrevistados para o Work Trend Index 2021 afirma ter mantido, no home office, desempenho igual ou superior ao do período anterior à pandemia. Entretanto, isso vem com o custo da sobrecarga digital.

Desse modo, monitoramento online talvez seja um esforço desnecessário. Afinal, a qualidade dos resultados é mais importante do que a quantidade de horas em frente a um computador.

Numa realidade híbrida, em que o escritório deixou de estar somente na sede da empresa, não dá mais para se prender às antigas noções de tempo e espaço. Ou seja, as companhias precisam oferecer um ambiente flexível e capaz de atender às altas cargas de trabalho.

É por isso que defendemos a transformação digital como solução para você avançar nos negócios. Afinal, com uma solução de TI pensada para trabalho remoto, ninguém perde tempo com download, instalação e atualização de software. Assim, cada colaborador pode aproveitar as horas disponíveis da melhor maneira, sem sobrecarga nem estafa.

A HT Solutions é especialista em soluções de infraestrutura. Fale conosco para conquistar mais produtividade nestes tempos de home office!

 

Foto: iStock/ Michail_Petrov-96

Compartilhe este artigo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Tópicos relacionados

Sobre a HT Solutions

A HT Solutions é especialista em soluções de infraestrutura de TI que proporcionam agilidade, desempenho e melhores resultados para empresas na era da transformação digital.

Braço de tecnologia do Grupo Herval, grupo econômico com mais de 60 anos de atuação na indústria e varejo, a HT conta com as mais elevadas certificações da fabricantes como HPE, HP, Dell e Lenovo e é um parceiro confiável no fornecimento de tecnologia para o setor público e privado.

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.