Estudo analisou efeitos do estilo “multitarefa” em reuniões online

multitarefa

Você é daquelas pessoas que aproveitam o tempo de uma reunião on-line para cumprir outras tarefas? Responde e-mails ou até faz o serviço doméstico enquanto um colega está falando do outro lado da tela? Pois muita gente tem esse hábito. Aliás, um estudo da Microsoft revelou que os colaboradores da companhia viram multitarefa, principalmente, quando as conversas se prolongam demais.

Os resultados da pesquisa foram divulgados durante uma conferência sobre a interação entre humanos e computadores e repercutidos na Wired. A seguir, confira detalhes do estudo.

As pessoas estão multitarefa no home office

Pesquisadores da Amazon, da Universidade de Londres e da própria Microsoft analisaram os registros de atividades de quase 100 mil funcionários da gigante da tecnologia, entre fevereiro e maio de 2020. Nesse período de início da pandemia, as equipes adotaram um modelo de trabalho totalmente remoto – e tiveram que aprender a conviver com uma nova realidade.

De repente, as demandas da firma competiam com os afazeres do lar. A consequência disso foi que muitas pessoas “meio que” compareciam às reuniões.

Segundo o levantamento, as chances de alguém “multitarefar” são maiores de manhã. Se os encontros virtuais se tornam frequentes e prolongados, então, a atenção dos colegas logo cede espaço para outras coisas.

O meio digital, de certa maneira, favorece essa prática, pois fornece alternativas para recuperar o tempo perdido. Vai dizer que você nunca assistiu à gravação de uma palestra em velocidade acelerada? Ou desligou sua câmera para lavar a louça, se exercitar e até ir ao banheiro durante uma reunião? O áudio continua rodando, afinal de contas, então só é preciso prestar mais atenção quando o assunto for importante…

Saiba mais: Como sua TI lida com o fenômeno das videoconferências?

Trabalhar durante reuniões on-line pode ser exaustivo

Mas será que essa rotina de equilibrar vários pratinhos ao mesmo tempo dá certo? Para entender os pormenores, a Microsoft entrevistou 700 multitarefeiros. Cerca de 15% deles disseram que se sentem mais produtivos dessa maneira.

De fato, o registro de atividades dos 100 mil funcionários mostrou que e-mails foram enviados durante 30% das reuniões on-line. A rotina de editar planilhas no Excel ou apresentações no Power Point também foi detectada. (O sistema não tinha como identificar outras ações, tais como ler e-mails e acessar redes sociais.)

Por outro lado, adotar uma postura multitarefa nas reuniões on-line pode ser sintoma de que as equipes estão… participando de muitas reuniões on-line! Alguns hábitos, como tomar nota, costumam ajudar a pessoa a se concentrar na discussão. No entanto, se ela passa o tempo todo escrevendo e-mails, é porque não tem tempo de lidar com as demandas de trabalho no horário regular. Isso foi relatado por quase 40% dos respondentes.

Ainda, muitos afirmaram usar o tempo dos encontros para praticar atividade física, jogar videogame ou assistir a vídeos de gatinhos. Essas distrações seriam uma forma de sobreviver a atividades de trabalho pouco relevantes.

Saiba mais: Garanta produtividade e segurança no home office

Os autores da pesquisa lembram que “multitarefar” para atender a metas de produtividade pode levar à fadiga mental. Os colegas também se tornam ríspidos uns com os outros. Ou seja: talvez seja hora de diminuir a quantidade de reuniões para que todo mundo, enfim, consiga se concentrar no próprio trabalho.

Quer encontrar as melhores soluções em TI para sua empresa? Fale com a HT Solutions. Nós temos opções para você montar uma estrutura rápida e funcional. Assim sua equipe investe tempo no que realmente importa. Aproveite!

 

Foto: iStock/AndreyPopov

Compartilhe este artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Tópicos relacionados

Sobre a HT Solutions

A HT Solutions é especialista em soluções de infraestrutura de TI que proporcionam agilidade, desempenho e melhores resultados para empresas na era da transformação digital.

Braço de tecnologia do Grupo Herval, grupo econômico com mais de 60 anos de atuação na indústria e varejo, a HT conta com as mais elevadas certificações da fabricantes como HPE, HP, Dell e Lenovo e é um parceiro confiável no fornecimento de tecnologia para o setor público e privado.

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.