Descubra soluções para elevar a produtividade no trabalho remoto

produtividade

Você sente que a produtividade da equipe cai quando os colaboradores estão em home office? Talvez o problema seja tecnológico. Afinal, videoconferências e e-mails nem sempre são suficientes para suprir as necessidades da equipe. Às vezes, para continuar o trabalho, é preciso utilizar aplicativos específicos e arquivos que estão nos computadores da empresa.

Nessas horas, você tem que garantir a confiabilidade da operação. Será que os dados estão protegidos no servidor? O compartilhamento é à prova de falhas? Como assegurar o acesso remoto aos arquivos sem comprometer o desempenho nem a segurança? Hoje vamos apresentar duas soluções possíveis: RDS e VDI.

 

RDS: acesso remoto para atividades do dia a dia

O Serviço de Área de Trabalho Remota (RDS, na sigla em inglês) vem integrado ao Windows Server. Ele permite que você execute o servidor num local físico ou numa máquina virtual. Então, a imagem da área de trabalho é clonada, com todos os arquivos e aplicações associados a ela.

Esse recurso permite que diferentes pessoas utilizem a rede corporativa e tenham acesso àquele conteúdo de forma remota. Todo o processamento de dados acontece no servidor, e não nos dispositivos pessoais dos usuários. Dessa forma, é possível desempenhar as funções até com um notebook básico ou mesmo um tablet.

O RDS é a solução ideal para aplicativos simples, como o Outlook e programas do pacote Office. Se você tem um servidor no escritório e seus colaboradores precisam puxar informações dali para realizar os trabalhos, provavelmente essa será a escolha ideal.

Saiba mais: Fim do suporte ao Windows Server 2008. Atualize sua infra!

 

VDI: solução para processamento intenso de dados

Mas o que fazer quando a equipe desempenha funções mais complexas? Uma companhia de arquitetura, por exemplo, utiliza AutoCAD e outros softwares proprietários para modelagem 3D. Já uma agência de comunicação não vive sem Photoshop, Premiere e demais programas de edição de imagem.

Em casos desse tipo, o processamento de dados é mais intenso – o que requer máquinas poderosas. Ficaria impraticável montar uma miniestação de trabalho no home office de cada funcionário. Imagine os custos com equipamentos e múltiplas licenças de uso!

Nessas horas, a solução para uso remoto é a Infraestrutura de Desktop Virtual (VDI, na sigla em inglês). Ela recorre a um software de virtualização para garantir o acesso a um pool de recursos físicos.

Ao contrário do RDS, o VDI possibilita a configuração de ambientes individuais. Ou seja: a área de trabalho não fica limitada a um único sistema operacional ou a uma única arquitetura de aplicativos. É mais flexibilidade para quem lida com altas cargas de trabalho a distância.

Saiba mais: Home office? Garanta a segurança de dados da sua empresa

 

Soluções HPE para trabalho remoto

Seja RDS, seja VDI, a Hewlett Packard Enterprise tem as soluções certas para seu negócio. São pacotes prontos que incluem hardware, software e serviços. Tudo feito sob medida para assegurar o desempenho e a produtividade da equipe – dentro de um orçamento que você pode bancar.

Os produtos HPE também são extremamente seguros.  Com disponibilidade total e sistema antifalhas, eles nunca vão deixar sua empresa na mão. Os dados permanecem protegidos e acessíveis a qualquer hora, onde quer que o colaborador esteja.

Quer saber mais? Então fale com a HT Solutions. Nós fazemos um diagnóstico completo para encontrar a solução HPE mais adequada à sua demanda. Aproveite!

 

Foto: iStock/Jelena Danilovic

Compartilhe este artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Tópicos relacionados

Sobre a HT Solutions

A HT Solutions é especialista em soluções de infraestrutura de TI que proporcionam agilidade, desempenho e melhores resultados para empresas na era da transformação digital.

Braço de tecnologia do Grupo Herval, grupo econômico com mais de 60 anos de atuação na indústria e varejo, a HT conta com as mais elevadas certificações da fabricantes como HPE, HP, Dell e Lenovo e é um parceiro confiável no fornecimento de tecnologia para o setor público e privado.

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.