Fim do suporte ao Windows Server 2008: atualize sua infra!

fim-do-suporte-windows-server

Se o seu parque tecnológico foi implementado há alguns anos, é bem provável que a base instalada ainda execute o Windows Server 2008. Porém, esse sistema operacional foi projetado para uma época diferente, quando computação em nuvem era uma realidade pouco difundida e os   eram outros.

Por conta das mudanças de cenário, a tecnologia também precisa evoluir. Foi por isso que a Microsoft deixou de oferecer suporte ao Windows Server 2008. Desde o dia 14 de janeiro de 2020, os sistemas que ainda rodam com essa plataforma estão vulneráveis. Portanto, já passou da hora de atualizar o software e o hardware da sua empresa para garantir a segurança.

Servidores antigos custam mais e ameaçam a segurança

Você consegue se lembrar de como estava o mundo dez anos atrás? No campo da computação, os crimes virtuais ainda não tinham atingido a proporção de agora, de modo que muitas proteções básicas sequer existiam.

Hoje, no entanto, os hackers podem invadir um data center em poucas horas, além de passar meses despercebidos, causando estragos milionários e pondo seu negócio em risco. Como o Windows Server 2008 continua a operar no hardware legado, a consequência é que esses sistemas defasados se tornam bem mais vulneráveis a ataques.

Não bastassem as brechas de segurança, há a questão financeira. O custo para fazer a manutenção de tecnologias ultrapassadas costuma ser muito elevado, principalmente quando comparado a novas soluções. De fato, fornecedores de aplicativos tendem a seguir o exemplo da Microsoft, cessando o suporte a versões antigas dos softwares. Você não quer que sua empresa fique para trás, quer?

HPE Gen10: para se despedir do Windows Server 2008

Os servidores Gen10 da HPE são a saída para atualizar o seu parque tecnológico e garantir economia de recursos. Aliados a funcionalidades do Windows Server, como Credential Guard e Device Guard, eles oferecem uma fortíssima segurança contra ciberataques.

Junto a essa barreira protetora, vem um sistema muito mais eficiente. Vale lembrar que, com Windows Server 2008, as máquinas virtuais consumiam tanta CPU e memória que os servidores físicos comportavam poucas VMs. Agora, com tecnologia muito mais moderna, dá para executar milhares de VMs em cada servidor. Ou seja: você precisa de menos equipamentos, medida que reduz as despesas com maquinário.

Outro ponto importante é que o hardware antigo eleva demais os custos da TI, devido às taxas de suporte e licença de software. Esse problema acaba para quem usa Gen10. Isso porque a maioria dos novos produtos é licenciada de acordo com o número de núcleos do processador. Com servidores mais rápidos, há menos núcleos, diminuindo também o preço das licenças dos programas.

A conclusão é óbvia. Um parque com servidores HPE Gen10, rodando o Windows Server mais recente, significa proteção contra ciberataques, eficiência tecnológica e economia. Além disso, você recebe os benefícios da uma plataforma de nuvem híbrida. Produtos como Synergy,   e sistema   trazem as melhores ferramentas para enfrentar os novos desafios de TI.

É hora de seguir em frente. Vamos juntos? Fale com a HT Solutions e tire suas dúvidas com nossa equipe técnica. Estamos prontos para oferecer a melhor solução à sua empresa!

 

Foto: iStock/gorodenkoff

Compartilhe este artigo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Tópicos relacionados

Sobre a HT Solutions

A HT Solutions é especialista em soluções de infraestrutura de TI que proporcionam agilidade, desempenho e melhores resultados para empresas na era da transformação digital.

Braço de tecnologia do Grupo Herval, grupo econômico com mais de 60 anos de atuação na indústria e varejo, a HT conta com as mais elevadas certificações da fabricantes como HPE, HP, Dell e Lenovo e é um parceiro confiável no fornecimento de tecnologia para o setor público e privado.

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.