Transformação digital: o papel da TI no sucesso dos negócios

transformação digital

O mundo segue em ritmo acelerado, o mercado se transforma na mesma velocidade, e os desafios se tornam cada vez mais complexos. Ou seja: a realidade exige respostas imediatas das empresas que pretendam se manter competitivas. Por isso, a saída está na transformação digital, utilizando-se a tecnologia para resolver problemas de desempenho e produtividade.

Entretanto, hardware e software também ficam defasados. Logo, é necessário implementar uma estrutura de TI que atenda às demandas, mas não se torne um elefante branco depois.

As vantagens da transformação digital

Ainda bem que o tempo da tecnologia complicada passou. Se antes as soluções em TI ocupavam muito espaço e pesavam no orçamento corporativo, hoje é possível encontrar opções bem mais enxutas. Afinal, com a nuvem híbrida – por exemplo – o ambiente digital se atualiza, expande e adapta segundo as necessidades da empresa.

Mas de que maneira, exatamente, a transformação digital contribui para o seu negócio? Estas são algumas das vantagens:

Home office seguro

O home office tornou-se a base de milhões de trabalhadores ao redor do mundo. Embora a popularização desse modelo tenha ocorrido por conta do distanciamento social, muitas empresas seguirão atuando remotamente após a pandemia. Afinal, isso gera economia de recursos como energia elétrica e aluguel do espaço físico do escritório.

Porém, os equipamentos domésticos nem sempre têm a configuração necessária para altas cargas de trabalho. Consequentemente, é vital adotar um sistema que garanta velocidade e facilidade no acesso remoto, sem comprometer a proteção dos dados.

Saiba mais: Como ter segurança e produtividade no home office

Redução de custos operacionais

Já que mencionamos a economia de recursos no tópico anterior, vale explicar melhor como funciona uma plataforma inteligente de dados. Basicamente, esse tipo de produto já vem pronto para o uso. Ou seja: você não precisa gastar várias semanas instalando equipamentos e testando máquinas até a plataforma ficar “redondinha”.

Além disso, é possível monitorar as tendências de consumo ao longo do tempo. Assim dá para saber quando é a hora certa de expandir a infraestrutura ou fazer aquele upgrade no espaço de armazenamento.

Antes, os sistemas não monitoravam os dados em tempo real. Então, a estratégia para evitar a defasagem do parque era instalar uma estrutura muito mais robusta (e cara), que ficava subutilizada por anos. Agora não tem mais essa de elefante branco: você paga conforme o uso, poupando até 40% do capital.

Saiba mais: GreenLake – o armazenamento que acompanha seus workloads

Oportunidade de inovação

Empresa que adere à transformação digital não fica presa ao passado. Afinal, os processos se tornam muito mais ágeis – quase instantâneos!

Num cenário desses, as equipes ficam livres para criar. Assim, não perdem tempo aguardando a atualização do software ou o download de um arquivo pesado que travou o sistema. Em vez disso, os colaboradores investem energia no que realmente importa. Por exemplo, desenvolver projetos, aprimorar habilidades e descobrir maneiras inovadoras de entregar resultados.

Quer saber o que mais as soluções de TI podem fazer pelo seu negócio? Fale com a HT Solutions. Nossos especialistas conhecem as melhores soluções para acelerar o seu desempenho.

 

Foto: iStock/ipopba

Compartilhe este artigo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Tópicos relacionados

Sobre a HT Solutions

A HT Solutions é especialista em soluções de infraestrutura de TI que proporcionam agilidade, desempenho e melhores resultados para empresas na era da transformação digital.

Braço de tecnologia do Grupo Herval, grupo econômico com mais de 60 anos de atuação na indústria e varejo, a HT conta com as mais elevadas certificações da fabricantes como HPE, HP, Dell e Lenovo e é um parceiro confiável no fornecimento de tecnologia para o setor público e privado.

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.