Proteção de dados: os desafios de adotar soluções na nuvem

Se você acompanha as demandas do mercado, sabe que a transformação digital é o caminho rumo ao futuro. Afinal, soluções “as a service”, que aproveitam a nuvem para suprir demandas de trabalho, estão cada vez mais populares. Entretanto, em paralelo a isso, também cresce a preocupação com a proteção de dados no ambiente corporativo.

De fato, a maioria das organizações tem dúvidas quanto à eficácia da própria estratégia de segurança. Pelo menos é o que aponta o relatório Global Data Protection de 2021, conduzido pela Vanson Bourne. A pesquisa ouviu mil responsáveis pelas decisões de TI em empresas do mundo todo. Confira detalhes a seguir.

Tecnologias emergentes e o ambiente de risco nas organizações

A adoção de novas tecnologias serve para otimizar recursos. Porém, essa mudança também aumenta a complexidade da infraestrutura de TI. Dos aplicativos nativos na nuvem aos dispositivos de Internet das Coisas, o desafio de garantir a proteção da rede apenas aumenta.

Entre as empresas participantes da pesquisa Global Data Protection, 67% não têm certeza de que conseguirão recuperar completamente os dados essenciais em caso de ataque cibernético. Além disso, 62% temem que o sistema atual não seja suficiente para mitigar ameaças de malware e ransomware.

Parte dessa vulnerabilidade tem a ver com a migração para o modelo híbrido de trabalho. Com mais colaboradores em casa, aumenta a superfície possível para invasões, pois há diversos equipamentos conectados, com níveis variados de segurança. Inclusive, 74% dos responsáveis pela TI das organizações concordam que há mais exposição à perda de dados devido à prática mais intensa do home office.

Pesa, também, a falta de confiança na nuvem. Embora muitos participantes utilizem a infraestrutura híbrida, apenas 36% dizem acreditar na proteção de dados. Aliás, um quinto dos entrevistados declarou ter alguma ou muita dúvida em relação ao sistema.

Soluções “as a service” e a proteção de dados na empresa

Apesar das desconfianças, os serviços na nuvem vêm despertando cada vez mais interesse. Soluções “as a service” para armazenamento, backup e recuperação de desastres são as prioridades. Afinal, elas simplificam a implementação e o consumo de dados, diminuindo tanto os custos quanto o tempo dedicado à configuração do sistema. Aliás, muitas contam ainda com ferramentas de machine learning que neutralizam ameaças.

A expressiva maioria das empresas (82%) prefere contratar um fornecedor que tenha várias ofertas “as a service”. Assim, unificando a infraestrutura de TI, é possível reduzir a complexidade ainda mais.

O desafio, portanto, está em encontrar fornecedores que ofereçam soluções na nuvem, mas com níveis avançados de proteção de dados. Essa postura é capaz de diminuir os temores das organizações, fazendo-as aderir de vez à transformação digital.

Veja também: Serviços na nuvem são a evolução necessária para o seu negócio

Se a sua empresa ainda não sabe por onde começar, fique tranquilo. A HT Solutions certamente pode ajudar. Afinal, somos especialistas em soluções de infraestrutura. Assim, podemos analisar as demandas de sua organização e encontrar os produtos mais adequados a cada necessidade. Tudo para garantir agilidade, desempenho e melhores resultados – sem perder de vista o preço acessível. Entre em contato conosco e saiba mais!

Foto: iStock/gorodenkoff

Compartilhe este artigo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Tópicos relacionados

Sobre a HT Solutions

A HT Solutions é especialista em soluções de infraestrutura de TI que proporcionam agilidade, desempenho e melhores resultados para empresas na era da transformação digital.

Braço de tecnologia do Grupo Herval, grupo econômico com mais de 60 anos de atuação na indústria e varejo, a HT conta com as mais elevadas certificações da fabricantes como HPE, HP, Dell e Lenovo e é um parceiro confiável no fornecimento de tecnologia para o setor público e privado.

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.