Conheça os diferenciais do Chromebook para a Educação

Soluções tecnológicas fazem parte da sala de aula do século XXI. Com o dispositivo certo, é possível ampliar as experiências educacionais, tornando o aprendizado mais dinâmico e atrativo aos estudantes. Seguindo essa lógica, hoje estamos aqui para apresentar alguns diferenciais do Chromebook na Educação. Confira!

5 razões para usar Chromebooks em sala de aula

O Chromebook é um computador portátil criado pelo Google. Ele usa o sistema operacional Chrome OS, integrado às ferramentas da empresa, como Docs e Hangouts. Também oferece acesso a recursos educacionais, como o Classroom, um ambiente para gestão de atividades on-line.

Os professores da rede pública de ensino do Rio Grande do Sul, apenas para citar um exemplo, já estão acostumados a essa plataforma. É que o governo do Estado a adotou oficialmente para as aulas remotas, durante a pandemia de covid-19. Inclusive, houve distribuição de 50 mil Chromebooks aos educadores gaúchos para o planejamento e a execução do ensino a distância.

Saiba mais: Pesquisa do Google aponta tendências para a educação brasileira

Mas, afinal, de que forma o computador do Google contribui para a educação? Aqui vão algumas vantagens:

1.     Segurança

As ferramentas de proteção do Chromebook são bastante eficientes. Caso um aluno insira um pendrive infectado na máquina, o sistema terá meios para se proteger de ataques, inclusive reescrevendo eventuais arquivos corrompidos.

Já a navegação pela internet funciona no esquema de sandboxing, isto é, cada aba de navegação opera isoladamente. Essa medida impede que um site com vírus contamine outros ambientes.

2.     Praticidade

De dimensões compactas e com bateria que dura até 12 horas, o computador pode ser levado com facilidade para qualquer lugar. Dá para usá-lo não só em sala de aula, mas também nos laboratórios ou, até mesmo, em passeios de estudos.

Além disso, a inicialização do sistema Chrome OS é bem rápida e as atualizações são automáticas. Ou seja: assim que o estudante abre seu dispositivo, pode começar as atividades em poucos minutos, sem interrupção do andamento da aula.

3.     Personalização

Os professores podem elaborar tarefas personalizadas para cada estudante ou turma. Um exemplo básico são as provas no Google Forms, mas é possível ir muito além. Existem aplicativos como o Epic!, com livros interativos para alunos de até 12 anos, ou o GeoGebra, com ferramentas gráficas úteis para as lições de matemática.

Resumindo, tudo pode ser feito pelo computador: a apresentação do conteúdo, a execução das atividades e até o registro das notas das avaliações.

Saiba mais: 3 razões para adotar o Google for Education em sua escola

4.     Foco

Um dos grandes diferenciais do Chromebook para a educação é o modo bloqueado. Uma vez acionado, esse recurso interrompe a conexão com a internet, garantindo mais foco durante momentos específicos da aula – como a explicação de uma matéria nova ou a aplicação de testes.

Dá para bloquear vários Chromebooks simultaneamente e, em seguida, liberá-los com a mesma facilidade. E o trabalho off-line não chega a ser um problema, pois, assim que recupera o acesso à rede, o sistema atualiza quaisquer alterações que tenham sido feitas nos arquivos.

5.     Custo-benefício

Em geral, Chromebooks são mais baratos que outros modelos de laptops. Eles não demandam tanto espaço em HD, já que os documentos ficam salvos na nuvem, muito menos uma configuração extravagante de placa de vídeo ou processador. Desse modo, podem ser a melhor escolha para a instituição de ensino economizar dinheiro sem abrir mão de um ótimo desempenho tecnológico.

Quer saber como implementar esses e outros produtos em sua escola? Fale com a HT Solutions. Nossa equipe é especialista em soluções de TI para organizações de vários segmentos.

 

Foto: iStock/BrianAJackson

Compartilhe este artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Tópicos relacionados

Sobre a HT Solutions

A HT Solutions é especialista em soluções de infraestrutura de TI que proporcionam agilidade, desempenho e melhores resultados para empresas na era da transformação digital.

Braço de tecnologia do Grupo Herval, grupo econômico com mais de 60 anos de atuação na indústria e varejo, a HT conta com as mais elevadas certificações da fabricantes como HPE, HP, Dell e Lenovo e é um parceiro confiável no fornecimento de tecnologia para o setor público e privado.

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.