Avanço da tecnologia na saúde: 5 tendências para acompanhar

A digitalização do mundo trouxe importantes avanços tecnológicos para o segmento da saúde. Por isso, clínicas e hospitais precisam observar com cada vez mais atenção as demandas do mercado. Afinal, se trata de uma estratégia para organizar melhor o orçamento da empresa, investindo nas áreas que realmente causarão impacto.

Tendências em tecnologia para a saúde

Não importa se você administra um pequeno consultório ou um grande complexo hospitalar: as tendências em healthtech que mostraremos a seguir servem para todas as instituições. Será que seu negócio está acompanhando a evolução na área da saúde? Acompanhe:

1.     Monitoramento 24/7 da saúde

Graças a aplicativos de celular e dispositivos como o smartwatch, hoje os pacientes conseguem monitorar seu quadro clínico em tempo real. É possível verificar indicadores como as calorias gastas na atividade física, os padrões de sono e até o índice glicêmico.

Consequentemente, esses dados contribuem para a prevenção e o controle de doenças crônicas. Afinal, as soluções tecnológicas geram relatórios detalhados – que depois podem ser enviados para a interpretação de um médico.

2.     Análise preditiva

Além de acumular informações sobre eventos passados, os sistemas digitais podem usar Inteligência Artificial para observar padrões e estimar resultados futuros. Essa é a chamada análise preditiva.

Isso significa uma enorme vantagem aos profissionais de saúde, que passam a tomar decisões mais acertadas em relação aos cuidados prescritos para os pacientes. Dessa forma, dá para prevenir complicações de longo prazo, que seriam mais difíceis e caras de tratar. Ou seja: a tecnologia eleva o bem-estar das pessoas e gera economia para as instituições.

A Inteligência Artificial também ajuda os profissionais a decifrarem exames de imagem. Isso porque uma tomografia ou uma ressonância magnética, às vezes, não gera resultados tão precisos para o olhar humano.

3.     Realidade Virtual

Já as simulações com Realidade Virtual são excelentes para planejar cirurgias e até treinar procedimentos mais complicados – sem pôr em risco a vida de uma pessoa. Soluções desse tipo são bem-vindas, especialmente, em hospitais universitários, permitindo que os estudantes pratiquem (e errem) quantas vezes for preciso.

4.     Telemedicina

As consultas virtuais despontaram como alternativa ao serviço médico presencial durante a pandemia de covid-19. Agora, permanecem como um jeito prático de realizar atendimentos de rotina.

Sabe aquele paciente que só precisa de uma reconsulta? Ou que quer renovar a receita dos remédios de uso contínuo? A videochamada otimiza essas tarefas, permitindo até que o profissional atue em regime de home office.

Além disso, o próprio Conselho Federal de Medicina disponibiliza uma plataforma segura para a prescrição eletrônica de medicamentos.

Saiba mais: Home office para sempre? Invista nas melhores soluções de TI

5.     Conveniência para os pacientes

Com a tecnologia certa, as instituições de saúde podem oferecer muito mais que atendimento por videochamada. Que tal um portal onde o público consiga cadastrar seus dados pessoais, armazenar o histórico de exames e agendar consultas? Bem mais conveniente que encarar fila e preencher uma ficha à mão, né?

Ocorre que, para essas e outras soluções, é importante contar com uma infraestrutura de TI robusta. O sistema deve ser à prova de vazamento, zelando pela privacidade dos usuários, em conformidade com a LGPD. Ainda, tem que se manter estável mesmo nos momentos mais críticos, quando há múltiplos acessos remotos ou processamento de dados complexos – durante as simulações com Realidade Virtual, por exemplo.

Portanto, se você quer investir em tecnologia na área da saúde, precisa conversar com a equipe da HT Solutions. Nossos técnicos encontrarão os melhores produtos e serviços para atender à sua demanda. Fale conosco e veja como podemos ajudar!

Mais informações sobre tendências em tecnologia e saúde: Forbes e ABIIS.

 

Foto: iStock/tadamichi

Compartilhe este artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Tópicos relacionados

Sobre a HT Solutions

A HT Solutions é especialista em soluções de infraestrutura de TI que proporcionam agilidade, desempenho e melhores resultados para empresas na era da transformação digital.

Braço de tecnologia do Grupo Herval, grupo econômico com mais de 60 anos de atuação na indústria e varejo, a HT conta com as mais elevadas certificações da fabricantes como HPE, HP, Dell e Lenovo e é um parceiro confiável no fornecimento de tecnologia para o setor público e privado.

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.