A demanda por dados aumentou durante a pandemia. Ao mesmo tempo, muitas empresas ainda sofrem com a má qualidade das informações coletadas. Esses são alguns resultados da Pesquisa Global de Gestão de Dados, encomendada pela Experian e conduzida em novembro de 2020. O estudo envolveu companhias no Brasil, no Reino Unido e nos Estados unidos. A seguir, saiba mais detalhes sobre os principais achados do levantamento.
Pandemia acelerou a transformação digital das empresas
Foram entrevistadas mais de 700 pessoas em cargos de liderança em áreas como finanças, tecnologia, operações e atendimento ao consumidor. No Brasil, 83% dos participantes afirmaram que a demanda por dados ficou maior na pandemia.
Esse fenômeno acontece porque os consumidores estão priorizando experiências on-line, sobretudo pela necessidade de distanciamento social. A covid-19, na opinião de 80% dos brasileiros entrevistados, foi a grande responsável por acelerar a transformação digital das empresas. Consequentemente, isso tornou os negócios mais dependentes dos dados.
Realmente, as informações coletadas no ambiente on-line podem ser preciosas. Afinal, pode-se entender os interesses do público e seus hábitos mais comuns. Logo, é possível tomar decisões mais acertadas, com base nos reais anseios e necessidades dos clientes.
Em contrapartida, a profusão de dados gera novos desafios. O primeiro deles é coletar material relevante. O segundo, obter bons insights. Isto é, ter a capacidade de interpretar as informações e analisar o cenário da maneira correta.
Não à toa, 32% das companhias no mundo afirmam que os dados obtidos são imprecisos. Inclusive, o relatório aponta que, para 55% dos líderes, as respostas não são confiáveis.
Portanto, melhorar a qualidade dos dados é prioridade para 62% dos brasileiros participantes da pesquisa. Em nota à imprensa, o diretor de Decision Analytics da Serasa Experian, Julio Guedes, resumiu o que deve ser feito. “É preciso voltar ao básico: investir em pessoas, processos e ferramentas para criar resiliência contra riscos futuros. Alocar recursos nas áreas certas fará com que o retorno do melhor gerenciamento dos dados venha mais rapidamente”, comentou.
Como garantir um gerenciamento inteligente de dados
Outro desafio das empresas diz respeito ao gerenciamento da estrutura. Isso porque muitas companhias adotam um mix de soluções cloud-based que aumenta a complexidade dos processos, sobretudo em trabalho remoto. Assim, há problemas relacionados a onde alocar cargas de trabalho e como os dados vão interagir entre si.
Nesse aspecto, a melhor solução é recorrer a uma plataforma inteligente. Afinal, sistemas desse tipo conseguem lidar com um volume imenso de informações. Consequentemente, a estrutura pode se autogerenciar e fornecer insights minuto a minuto. Assim, é possível decidir com muito mais convicção quais dados são úteis e quais podem ser dispensados.
Quer conhecer outras vantagens estratégicas para seu negócio? Então confira nosso artigo especificamente sobre plataformas de dados inteligentes.
A HT Solutions é especialista em soluções de infraestrutura. Fale conosco e descubra como podemos colaborar para você atingir os melhores resultados no seu negócio.