Sistema lento? Veja 5 causas comuns (e a solução para elas)

sistema-lento

Lentidão no ambiente digital só gera problemas. As pessoas demoram mais tempo para concluir uma tarefa, o sistema às vezes trava, e pode até acontecer de alguém perder os arquivos de trabalho durante uma pane. Difícil, hein? Nenhuma empresa merece enfrentar esse cenário contraproducente. Aliás, o pior é que existem diversos fatores que podem deixar o sistema lento. Por isso, você deve observar com atenção sua infraestrutura de TI para saber onde fazer os ajustes.

Checklist: 5 fatores que podem deixar o sistema lento

Se a sua empresa está enfrentando problemas com um sistema lento, este texto é para você. A seguir, listamos cinco razões comuns que levam a um desempenho aquém do desejado. Note que elas não são as únicas explicações possíveis para a instabilidade, mas figuram entre as hipóteses mais prováveis. Confira!

1. Tráfego elevado demais

Os computadores de um data center têm capacidade limitada de processamento. Isso significa que há um número máximo de envios e recebimento de dados que eles podem executar simultaneamente. Quando a rede cresce demais, o excesso de solicitações concomitantes pode travar o tráfego, como numa rodovia engarrafada. Ou seja: uma “avenida” muito estreita para o tráfego atual da companhia resultará em sistema lento.

2. Hardware defasado

Também pode acontecer de o parque tecnológico ficar obsoleto. Isso porque as atualizações dos softwares exigem configurações cada vez mais sofisticadas. Dessa forma, máquinas antigas podem não rodar todas as especificações do novo programa, entregando uma performance abaixo do normal.

3. Tempo de resposta (latência)

É importante ressaltar que algumas tecnologias são menos eficientes que outras. Dependendo da solução de TI utilizada na empresa, o tempo de resposta dos servidores pode ser previsivelmente vagaroso. Na prática, os computadores vão levar mais tempo para encontrar um documento no HD ou mesmo para abrir uma aplicação. Por isso, é crucial atentar à latência das soluções adotadas em sua infraestrutura de TI. Quanto mais baixa, melhor.

4. Processos muito demorados

Ambientes corporativos passam por rotinas complicadas, ainda que necessárias. Elas incluem o backup de dados e a atualização de softwares, por exemplo. Em ambos os casos, a ação costuma demorar pelo menos algumas horas – e, claro, consumir bastante capacidade de processamento. Há situações em que o sistema inteiro fica inoperante, pois é necessário reiniciar as máquinas para completar as etapas. Imagine o impacto disso sobre a produtividade da equipe! Afinal, além de ficar ocioso durante parte do tempo, o colaborador precisa lidar com um sistema lento durante essas rotinas.

5. Malwares

Por fim, é preciso mencionar os famigerados programas maliciosos. Vírus, spywares e outros “parasitas” digitais se instalam num computador e se proliferam pela rede feito pragas. Embora nem todos sejam especialmente perigosos, aos poucos eles vão consumindo memória e capacidade de processamento dos dispositivos. O resultado? Sistema lento, é claro!

HPE Primera: solução para elevar a eficiência em TI

Seria possível elencar inúmeras soluções para resolver o problema da lentidão no seu sistema corporativo. Entretanto, poucas representam um salto tão grande para a eficiência de sua TI quanto o HPE Primera.

Trata-se de uma nova geração de armazenamento para aplicativos de missão crítica. A plataforma HPE Primera simplifica radicalmente o gerenciamento de dados, podendo ser implantada em poucos minutos. Além disso, atualizações e expansões são feitas de forma isolada, sem interromper as atividades no restante da rede.

A disponibilidade, aliás, está 100% garantida. Graças à inteligência artificial de InfoSight, o HPE Primera identifica problemas antes mesmo que eles ocorram. Assim, o sistema corrige erros ou brechas de segurança automaticamente, mantendo as aplicações sempre operantes – e em alta velocidade.

Para um desempenho ainda maior, essa solução conta com capacidade avançada de compactação das informações. Ou seja: ela armazena mais arquivos em menos espaço, além de eliminar conteúdo redundante. O resultado é um provisionamento mais eficiente no backup.

Gostou desse produto? Que tal conhecer também outras opções para modernizar sua infraestrutura de TI? Fale com a HT Solutions. Nossos especialistas estão à sua disposição!

 

Foto: iStock/bernardbodo

Compartilhe este artigo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Tópicos relacionados

Sobre a HT Solutions

A HT Solutions é especialista em soluções de infraestrutura de TI que proporcionam agilidade, desempenho e melhores resultados para empresas na era da transformação digital.

Braço de tecnologia do Grupo Herval, grupo econômico com mais de 60 anos de atuação na indústria e varejo, a HT conta com as mais elevadas certificações da fabricantes como HPE, HP, Dell e Lenovo e é um parceiro confiável no fornecimento de tecnologia para o setor público e privado.

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.