PoC: a importância da “prova de conceito” em projetos de TI

POC-em-TI

Levando inovação ao ambiente de trabalho, a tecnologia propicia mais competitividade à organização. Contudo, não se pode fazer nenhum investimento no escuro. Ou seja, é preciso garantir que a plataforma escolhida esteja dentro do orçamento da empresa e traga o retorno esperado. Para isso, existe o PoC.

Essa é a sigla para Proof of Concept, ou “prova de conceito”. Ela batiza um modelo de testagem que auxilia gestores a calcularem a viabilidade de um projeto de TI. Dessa forma, chega-se ao cenário mais adequado para a realidade do negócio. Continue lendo para conhecer melhor esse modelo.

O que é PoC (Proof of Concept)

Podemos dizer que PoC seja, em linhas gerais, o registro documentado de que a infraestrutura de TI funciona. Com esse procedimento, a equipe técnica consegue identificar e sanar erros, de maneira que as soluções tecnológicas entreguem os melhores resultados.

A prova de conceito também permite que os usuários testem o equipamento ou os softwares a serem utilizados. Então, eles fornecem feedback para o aprimoramento da plataforma, antes mesmo que essa seja implementada oficialmente.

Dito com outras palavras, o PoC avalia até que ponto o produto está adequado às necessidades do público. Seu objetivo é eliminar problemas na arquitetura do ambiente digital para maximizar os ganhos da companhia.

Trata-se de uma abordagem muito bem-vinda para empreendimentos que estejam buscando a transformação digital. Afinal, você sabe como é importante adotar as ferramentas certas, né? Mas a tomada de decisão quanto à aquisição de tecnologias nem sempre é simples. Isso porque, muitas vezes, elas demandam um aporte financeiro robusto e ainda podem ficar defasadas em poucos anos.

Nesse caso, as provas de conceito aumentam as chances de sucesso. Afinal, elas mostram como será a aplicação das soluções na prática. São quase como um test drive do fornecedor e de seus serviços, evidenciando o nível de eficiência e as possibilidades de retorno no longo prazo.

Como realizar um PoC de sucesso no seu projeto de TI

Para analisar a tangibilidade do projeto de TI e, finalmente, trilhar caminhos inovadores para sua empresa, você deve contar com uma parceria especializada. Isso porque cabe à consultoria observar os processos de implantação e operação da tecnologia. Assim, torna-se possível definir os produtos certos para aquela situação.

Durante o período de PoC, vocês testarão a eficiência das soluções tecnológicas. Isto é, se elas entregam o que prometem, se atendem à demanda e se geram custos compatíveis com o orçamento. Passada essa fase, a escolha dos softwares e equipamentos definitivos ficará muito mais simples.

Lembre-se, entretanto, de alinhar o desenho do projeto à busca por mais eficiência e produtividade. Ferramentas digitais servem para facilitar a rotina dos colaboradores – e não criar empecilhos, como sistemas complexos e difíceis de configurar. Isto é, quanto menos tempo a tecnologia tomar da equipe, melhor.

Então, pronto para aderir ao PoC? Aqui no blog, já falamos de estruturas hiperconvergentes  e das diferenças entre computadores domésticos e corporativos. Ambos os artigos podem trazer dicas úteis para quem pretende transformar seu ambiente de TI.

Precisando de mais informações, fale com a HT Solutions! Estamos à disposição para encontrar os melhores produtos para o seu negócio.

 

Foto: iStock/scyther5

Compartilhe este artigo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Tópicos relacionados

Sobre a HT Solutions

A HT Solutions é especialista em soluções de infraestrutura de TI que proporcionam agilidade, desempenho e melhores resultados para empresas na era da transformação digital.

Braço de tecnologia do Grupo Herval, grupo econômico com mais de 60 anos de atuação na indústria e varejo, a HT conta com as mais elevadas certificações da fabricantes como HPE, HP, Dell e Lenovo e é um parceiro confiável no fornecimento de tecnologia para o setor público e privado.

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.