Investindo com inteligência: os benefícios da TI sob consumo

TI-sob-consumo

Que o mercado muda constantemente, isso toda empresa já sabe. Logo, o desafio é encontrar modelos de negócio ágeis o bastante para sobreviver às novas demandas. Frequentemente, a solução está na tecnologia – mas questões como custos e complexidade da migração acabam freando a transformação digital. Nesse cenário, a TI sob consumo se apresenta como um caminho viável para o seu empreendimento. Entenda os detalhes.

Buscando a simplicidade da tecnologia

Repare como as expectativas que temos em relação às soluções tecnológicas vêm se transformando. Por exemplo, hoje basta um toque na tela do smartphone para chamar um carro, pedir comida ou assistir àquela série. Assim, nos acostumamos à praticidade de acessar uma infinidade de serviços por meio de uma interface simples e intuitiva.

Como consequência, essa lógica vem agora ganhando espaço também no ambiente corporativo. Se há tantos apps que resolvem tarefas complexas em segundos, é natural que aplicativos de negócios sigam a mesma linha. Afinal, quanto menos tempo o colaborador gasta para decifrar os comandos de um software, mais rápido ele cumpre suas atividades. Logo, observa-se um importante ganho de produtividade – o Santo Graal das companhias vencedoras.

TI sob consumo reduz os custos operacionais

Junto à simplificação dos processos vem a preocupação com o custo. No antigo modelo de criação de parques de TI, era necessário planejar a carga de trabalho para dimensionar a infraestrutura. Muitas vezes, isso levava à subutilização dos equipamentos, pois as projeções nem sempre correspondem aos reveses do mercado. Ou seja: gastava-se muito com hardware e software para, logo adiante, reconhecê-los defasados e substituí-los sem ter aproveitado seu potencial.

É por isso que muitas organizações migraram para o modelo de TI sob consumo. Nesse caso, os fornecedores oferecem uma solução na nuvem e cobram apenas pelo serviço utilizado. Na prática, funciona como o streaming de música: em vez de comprar 500 discos, o usuário paga uma assinatura para ouvir as canções que quiser, quando quiser. A diferença é que estamos falando de sistemas empresariais e data centers.

Um relatório da International Data Corporation (IDC) de 2019 mostra que 60% das companhias utilizarão modelos de consumo de TI flexíveis e de baixo custo até 2023. O que impulsiona essa tendência é, justamente, a possibilidade de otimizar os gastos para ter mais fôlego nos rumos estratégicos da instituição.

HPE GreenLake: sua opção flexível de TI

Se você gosta da ideia de investir em tecnologia sem sangrar o caixa com infraestrutura, precisa conhecer o HPE GreenLake. Isso porque essa solução traz a experiência da nuvem para os aplicativos e os dados de sua empresa. Assim, entrega infraestrutura como serviço, por meio de uma interface simples de usar. Como resultado, você descomplica o gerenciamento de seu ambiente híbrido, assegurando escalabilidade e custo-benefício incomparáveis. Ou seja: conquista mais liberdade financeira para adaptar seu modelo de negócio às novas demandas do mercado.

Entre em contato com a HT Solutions para saber mais sobre HPE GreenLake. Estamos à disposição para tirar suas dúvidas.

 

Foto: iStock/jacoblund

Compartilhe este artigo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Tópicos relacionados

Sobre a HT Solutions

A HT Solutions é especialista em soluções de infraestrutura de TI que proporcionam agilidade, desempenho e melhores resultados para empresas na era da transformação digital.

Braço de tecnologia do Grupo Herval, grupo econômico com mais de 60 anos de atuação na indústria e varejo, a HT conta com as mais elevadas certificações da fabricantes como HPE, HP, Dell e Lenovo e é um parceiro confiável no fornecimento de tecnologia para o setor público e privado.

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.