Gerenciamento de rede em nuvem: por que adotar

Metade das novas redes corporativas será baseada em nuvem até 2022, segundo estimativa do International Data Corporation (IDC). Aliás, este é um passo natural na modernização das estruturas de TI. Depois dos aplicativos e do armazenamento cloud-based, que otimizaram os custos das empresas e permitiram colaboração remota, agora é a vez de simplificar o gerenciamento de rede.

Por que migrar para o gerenciamento de rede na nuvem

A seguir, destacamos cinco motivos para você fazer essa transição no seu negócio. Eles demonstram como a adoção do gerenciamento de rede baseado em nuvem pode conferir mais agilidade e segurança à equipe. Confira:

1.     Agilizar o acesso à rede

A rede corporativa é estratégica para garantir uma boa experiência digital entre os usuários. Porém, as estruturas manuais são contraproducentes. Com elas, toda alteração precisa ser feita em um dispositivo de cada vez, num processo demorado e sujeito a erros operacionais.

Em contrapartida, o gerenciamento via nuvem torna a conexão bem mais simples. Inclusive, é possível pré-configurar pontos de acesso. Assim, quando um novo dispositivo é plugado, já recebe as configurações direto da nuvem e pode operar em poucos minutos.

2.     Melhorar o tráfego

Uma plataforma baseada em cloud também utiliza inteligência artificial para entender os padrões de consumo da rede. Dessa forma, o sistema consegue detectar e consertar anomalias antes mesmo que alguém note um problema.

No mais, a tecnologia analisa os dados para verificar se há gasto desnecessário de recursos. Em seguida, ela faz – automaticamente – os ajustes necessários para entregar a melhor performance possível.

3.     Monitorar a experiência do usuário

O suporte de TI tradicional costuma ser reativo, ou seja, só é acionado quando há um problema. Então, até que um técnico chegue à empresa para verificar a situação, o sistema fica inoperante por muito tempo.

Por outro lado, com o gerenciamento de rede em nuvem, os dispositivos e aplicativos podem ser monitorados de maneira remota. Além disso, soluções assim fornecem à equipe técnica insights sobre como uma mudança na rede impacta o comportamento dos usuários.

4.     Facilitar o teletrabalho

O modelo híbrido de trabalho veio para ficar. Nesse cenário, uma rede gerenciada na nuvem leva a experiência do escritório para qualquer lugar, permitindo que um colaborador em home office acesse o ambiente corporativo por meio de um ponto remoto ou um serviço de VPN. Além disso, essas alternativas são fáceis de instalar e preservam a segurança dos dados.

5.     Reforçar a segurança

Fora a preocupação com o acesso remoto, a Internet das Coisas vem elevando o número de equipamentos conectados à rede corporativa. Consequentemente, esse fenômeno cria brechas de segurança sem precedentes.

Felizmente, com o gerenciamento de rede em nuvem, dá para reforçar os protocolos de proteção com facilidade. Por exemplo: o sistema aprova níveis de acesso dependendo do tipo de dispositivo, da localização desse aparelho e do usuário em questão. A tecnologia ainda previne invasões, com recursos avançados de monitoramento e detecção de intrusos ou atividades suspeitas.

Resumindo, essa é a opção para quem deseja mais eficiência e segurança sem elevar os custos operacionais. Quer saber outros detalhes? Então você precisa conhecer nossas soluções para redes corporativas. É só falar com a HT Solutions, que nossos especialistas explicam tudo em detalhes. 🙂

 

Foto: iStock/Jirsak

Compartilhe este artigo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Tópicos relacionados

Sobre a HT Solutions

A HT Solutions é especialista em soluções de infraestrutura de TI que proporcionam agilidade, desempenho e melhores resultados para empresas na era da transformação digital.

Braço de tecnologia do Grupo Herval, grupo econômico com mais de 60 anos de atuação na indústria e varejo, a HT conta com as mais elevadas certificações da fabricantes como HPE, HP, Dell e Lenovo e é um parceiro confiável no fornecimento de tecnologia para o setor público e privado.

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.