Como calcular o investimento em TI? Saiba otimizar os custos

como-calcular-investimento-em-TI

Encontrar a solução de TI mais adequada para o seu negócio demanda alguns cuidados. Por exemplo, não adianta escolher a opção mais barata apenas para poupar recursos. Afinal, é bem provável que esse investimento acabe se revelando insuficiente para dar conta das demandas de sua equipe. Em contrapartida, o último lançamento do mercado tampouco será a alternativa ideal em todas as situações. Isso porque há o risco de você superdimensionar as necessidades do parque tecnológico. Dito de outra maneira, o equipamento pode ficar subutilizado por muitos anos, constituindo verdadeiro desperdício de recursos. Portanto, é crucial saber como calcular o investimento em TI, otimizando a relação custo-benefício.

Como calcular o investimento em TI de forma inteligente

O equilíbrio entre as finanças e a tecnologia certa talvez seja um desafio relevante. Por isso, elaboramos um passo a passo para você acertar na montagem da infraestrutura corporativa. Acompanhe as dicas e saiba como agir:

1. Identifique as necessidades do negócio

Pergunte-se o que você precisa para ter o sistema funcionando. Um servidor robusto para armazenamento de arquivos? Alta capacidade de computação e processamento de dados? Firewall e antivírus para garantir a segurança das operações? Na dúvida, uma consultoria especializada certamente poderá ajudar a empresa a fazer o melhor investimento.

2. Entenda as especificidades técnicas

Sabendo quais soluções vão compor o parque tecnológico, chega o momento de comparar os produtos disponíveis no mercado. Trata-se da etapa mais técnica – por vezes até um pouco nebulosa para leigos, mas muito importante. Basicamente, você deve saber se o hardware e os softwares escolhidos serão capazes de suprir a carga de trabalho.

3. Calcule as despesas

Os gastos vão além da aquisição e da montagem da infraestrutura de TI. Afinal, também se deve pensar no consumo de energia elétrica, nos eventuais custos de manutenção e na renovação das licenças. Portanto, entendendo melhor como calcular o investimento em TI, é possível projetar adequadamente o orçamento de longo prazo.

4. Preveja a depreciação

Lembre-se de que a tecnologia pode ficar obsoleta em poucos anos. Inclusive, às vezes se torna difícil prever a longevidade de um parque, mas é importante fazer esse exercício. Afinal, quanto mais tempo a infraestrutura permanecer segura e operante, melhor.

5. Avalie a relação custo-benefício

No fim das contas, as soluções de TI servem para otimizar o desempenho da empresa. Logo, é de se esperar que tragam benefícios como entregas mais rápidas, sistema estável e ganho de produtividade. Assim, procure opções que, de fato, elevem seu negócio a um novo patamar. Ou seja, o “investimento se paga”. Aliás, este talvez seja o grande divisor de águas frente a um desafio como calcular o investimento em TI.

Hiperconvergência: o caminho para economizar recursos

Uma boa e moderna estratégia para obter estrutura de TI eficiente e econômica é recorrer a uma plataforma hiperconvergente. Sistemas como HPE SimpliVity, por exemplo, reúnem processamento, armazenamento e segurança de dados numa mesma solução. Dessa forma, você pode controlar todos os processos do ambiente digital a partir de uma única interface.

A economia já começa pelo hardware, que é enxuto e expansível conforme a demanda. Ou seja, não é preciso investir demais em equipamentos para garantir alta performance. Afinal, o parque pode ser ampliado e atualizado gradualmente, à medida que a carga de trabalho também aumenta. Além disso, no que se refere à licença de uso, basta uma assinatura. Nada de renovar diversas autorizações de vários fornecedores diferentes – o que encareceria bastante a operação.

Caso você já tenha soluções legadas de armazenamento e processamento, pode recorrer ao HPE Nimble Storage dHCI. Afinal, essa plataforma é capaz de agregar soluções de diferentes fornecedores, dando a eles uma abordagem hiperconvergente.

Ainda tem dúvidas sobre como calcular o investimento em TI da sua empresa? Então entre em contato com a HT Solutions. Nossos especialistas estão sempre à disposição para ajudá-lo em sua jornada de transformação digital!

 

Foto: iStock/Jirapong-Manustrong

Compartilhe este artigo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Tópicos relacionados

Sobre a HT Solutions

A HT Solutions é especialista em soluções de infraestrutura de TI que proporcionam agilidade, desempenho e melhores resultados para empresas na era da transformação digital.

Braço de tecnologia do Grupo Herval, grupo econômico com mais de 60 anos de atuação na indústria e varejo, a HT conta com as mais elevadas certificações da fabricantes como HPE, HP, Dell e Lenovo e é um parceiro confiável no fornecimento de tecnologia para o setor público e privado.

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.