Tecnologia no agronegócio: inovação para produzir mais

A cada dia, em média, uma nova agritech surge no Brasil. Trata-se de empresas de tecnologia no agronegócio, que levam cada vez mais inovação ao campo. Assim, elas contribuem para estimular ainda mais esse setor – um dos grandes motores da economia do país.

Quem não acompanha as notícias talvez ache esquisito misturar lavouras com robôs. Porém, fato é que as propriedades rurais se modernizaram bastante nas últimas décadas. Do sistema de gestão informatizado ao drone de monitoramento, há inúmeras soluções disponíveis para qualificar a produção agrícola. Confira alguns exemplos a seguir.

Usos da tecnologia no agronegócio

Até o fim de 2021, havia pelo menos 1.574 startups brasileiras voltadas ao agronegócio. Essas companhias oferecem produtos e serviços para diversos fins, como coleta de dados sobre o rebanho e mapeamento de áreas rurais. Tudo isso contribui para o setor conquistar mais produtividade.

Manutenção em dia

Para começarmos a ilustrar, podemos citar a instalação de sensores de IoT no maquinário agrícola. Isso porque esses dispositivos conseguem acusar falhas mecânicas muito antes de um humano identificá-las. Logo, é possível se antecipar aos problemas – e realizar a manutenção do trator ou da colheitadeira antes que os equipamentos pifem. Aliás, isso não só reduz o custo dos consertos, como previne paralisações inesperadas.

Informações precisas

Outro caso emblemático é o uso de softwares de precisão nas fazendas. Afinal, sistemas desse tipo podem coletar informações sobre um rebanho e usar Inteligência Artificial para analisá-las, por exemplo. Dessa forma, dá para saber em tempo real o estado de saúde de cada cabeça de gado – ou, ainda, quais estão prontas para o abate. Ou seja: com a tecnologia certa, há uma significativa melhora na gestão da cadeia produtiva.

Gestão na nuvem

Falando em gestão, hoje o caderninho onde o produtor fazia anotações foi substituído por soluções de gerenciamento online. Trata-se de um jeito sofisticado, mas igualmente fácil de registrar as atividades, ilustrando também o crescimento da tecnologia no agronegócio. Além disso, há a vantagem de gerar relatórios que podem ficar disponíveis na nuvem para qualquer colaborador.

Saiba mais: Vai migrar? 3 verdades sobre gerenciamento em nuvem

Produção automatizada

E o que dizer da automatização de processos? Afinal, já existem muitas propriedades que utilizam até drones para monitorar a lavoura. Também há o emprego de veículos autônomos para semear a terra, remover ervas daninhas e colher grãos na época certa – tudo sem interferência humana. Consequentemente, os produtores ganham agilidade para concluir a safra, já que não dependem de lentos e cansativos métodos artesanais. É mais um exemplo incrível dos benefícios de se usar tecnologia no agronegócio.

Soluções tecnológicas garantem produtividade

O grande objetivo da implementação de novas tecnologias no agronegócio é elevar a produtividade, claro. Por exemplo, ao produzir maior volume de alimento na mesma área cultivada – apenas para mencionar a situação dos agricultores.

Aliás, vale lembrar que o planeta passa por mudanças climáticas. Logo, diante de intempéries cada vez mais agressivas, há constante ameaça de quebra no campo. Por isso, vale a pena investir num sistema que monitore as condições do solo, a temperatura e a umidade do ar, entre outros fatores. Afinal, esses dados ajudam o produtor a preparar o plantio, resultando numa safra ambiental e economicamente sustentável.

Leia também: A melhor TI é a que encontra oportunidades em meio à crise

Quer conhecer soluções tecnológicas para alavancar o seu negócio? Fale com a HT Solutions! Somos especialistas em infraestrutura de TI para empresas de qualquer segmento.

 

Foto: iStock/iStock/12521104

Compartilhe este artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Tópicos relacionados

Sobre a HT Solutions

A HT Solutions é especialista em soluções de infraestrutura de TI que proporcionam agilidade, desempenho e melhores resultados para empresas na era da transformação digital.

Braço de tecnologia do Grupo Herval, grupo econômico com mais de 60 anos de atuação na indústria e varejo, a HT conta com as mais elevadas certificações da fabricantes como HPE, HP, Dell e Lenovo e é um parceiro confiável no fornecimento de tecnologia para o setor público e privado.

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.