Serviços na nuvem: a evolução necessária para o seu negócio

serviços na nuvem | cloud computing

Dados do relatório Global Cloud Computing Scorecard apontam que, na América Latina, o Brasil é o maior investidor em serviços de armazenamento na nuvem. Porém, as empresas do país ainda não aproveitam outros benefícios, como a escalabilidade e a alta disponibilidade. Está na hora de você considerar essas soluções.

O cloud computing colabora na redução de custos e na segurança do negócio. Sem contar que, num mundo pós-covid, cada vez mais empreendimentos investem na estruturação do home office. Nesse cenário, é preciso recorrer a tecnologias flexíveis o bastante para o sistema corporativo operar em qualquer canto do mundo. Ou seja: manter um data center próprio pode ser bastante limitador.

Serviços na nuvem crescem no Brasil

Segundo pesquisa do IDC, o crescimento da nuvem foi de 13,5% em 2019, considerando apenas os serviços no Brasil. Para a Associação das Empresas de Software, a expectativa era de que esse índice chegasse a 35,5% no pandêmico 2020. Os dados consolidados ainda não foram divulgados.

A explicação para essa curva ascendente pode estar na evolução natural do mercado. Afinal, os negócios estão se digitalizando – e nem mesmo as pequenas empresas escapam da transformação.

Outro fator capaz de explicar o boom do cloud computing é, justamente, o distanciamento social decorrente da pandemia. Para continuar em atividade, muitos estabelecimentos tiveram de migrar seus sistemas para a web. Consequentemente, características como a flexibilidade e a escalabilidade dos serviços na nuvem fazem ainda mais sentido, oferecendo ótimo retorno.

Por que migrar para serviços na nuvem em 2021

Se você comparar apenas o custo do hardware com o preço dos serviços na nuvem, a mudança pode parecer onerosa. No entanto, é necessário pensar nos ganhos de médio e longo prazo.

Para começar, uma estrutura em cloud permanece ativa 24 horas por dia, sete dias por semana. Além disso, quando alguém precisar de suporte, uma equipe especializada vai oferecer apoio em tempo real para solucionar qualquer desafio. Isso significa total disponibilidade da rede corporativa.

A segurança é outro ponto de destaque. Sobretudo em tempos de LGPD, nos quais um vazamento de dados provoca danos irreparáveis à imagem da organização. Logo, é essencial assegurar soluções que protejam os arquivos por meio de recursos como a criptografia.

Da mesma forma, podemos citar a otimização do provisionamento. Isso porque serviços na nuvem facilitam o gerenciamento das informações. Afinal, com poucos cliques você realiza rotinas de backup e mantém o conteúdo estratégico a salvo.

Finalmente, chegamos ao maior destaque: a escalabilidade da infraestrutura. Ao contrário de data centers físicos, que exigem investimento robusto em hardware logo na partida, as soluções de cloud computing se adaptam às necessidades de cada cliente. Assim, você pode começar pequeno, com um pacote simples, e fazer upgrades à medida que o workload aumenta.

Trata-se de uma vantagem econômica bem interessante, não é mesmo? Pois, alocando apenas os recursos necessários àquele momento, a empresa ganha fôlego financeiro para investir em outras áreas. Além disso, a tecnologia deixa de ser uma despesa, favorecendo as metas corporativas ao oportunizar rotinas mais ágeis e eficientes.

Quer saber mais? Então entre em contato com a HT Solutions! Nós podemos oferecer as soluções em cloud mais adequadas para sua transformação digital.

 

Foto: iStock/Andy

Compartilhe este artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Tópicos relacionados

Sobre a HT Solutions

A HT Solutions é especialista em soluções de infraestrutura de TI que proporcionam agilidade, desempenho e melhores resultados para empresas na era da transformação digital.

Braço de tecnologia do Grupo Herval, grupo econômico com mais de 60 anos de atuação na indústria e varejo, a HT conta com as mais elevadas certificações da fabricantes como HPE, HP, Dell e Lenovo e é um parceiro confiável no fornecimento de tecnologia para o setor público e privado.

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.