ScreenCast: uma nova maneira de ensinar através de vídeos

Sem dúvidas, a tecnologia é uma das maiores facilitadoras da educação. E o Google, sempre pensando em formas de ajudar professores e alunos, continuamente desenvolve novas ferramentas para simplificar os processos de aprendizagem. Inovações como o Google for Education (a mais completa plataforma de tecnologia para o ensino) e o Chromebook são apenas alguns exemplos. Mas hoje vamos falar especificamente do ScreenCast – uma nova ferramenta que promete facilitar a rotina de educadores e estudantes.

O que é o ScreenCast?

Com a tecnologia cada vez mais presente nas salas de aula, os professores buscam sempre novas formas de melhorar as suas aulas. Aliás, com a demanda de ensino remoto dos últimos anos, houve maior necessidade ainda de aprimorar os formatos de ensino. Pensando nisso, o Google lançou o ScreenCast.

Integrado ao Chrome OS, sistema operacional do Chromebook, ele dispõe de recursos para criação de vídeos na tela do computador. Assim, os professores podem gravar, editar, personalizar e compartilhar as aulas, além de contarem com uma biblioteca personalizada que registra todas as gravações. Além disso, os próprios alunos podem criar vídeos para apresentar e compartilhar com os colegas. Por fim, é possível ter acesso a aula anteriores, além de espaço para ajuda nas lições de casa. Todas as gravações são armazenadas no Google Drive e podem ser acessadas tanto na escola como em casa.

Segurança e transmissão

Possibilitando transmissões seguras e sem fio para toda a turma, o ScreenCast dá aos professores controle direto das salas de aula. Com o Cast Moderator, para os modos de apresentação em vídeo ou planilha, o acesso se dá através de um código seguro. Esse código pode ser exibido ou escondido instantaneamente, a um clique do controle remoto ou no próprio Chromebook do professor. Para iniciar uma transmissão, basta usar um Chromebook (ou outro computador com o navegador Chrome). Já a recepção pode ser feita por qualquer dispositivo compatível com Google TV.

Quer saber mais sobre o ScreenCast e como implementar ele em sua instituição de ensino? Entre em contato com a HT Solutions e fale agora mesmo com um de nossos especialistas!

 

Foto: iStock/nd3000

Compartilhe este artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Tópicos relacionados

Sobre a HT Solutions

A HT Solutions é especialista em soluções de infraestrutura de TI que proporcionam agilidade, desempenho e melhores resultados para empresas na era da transformação digital.

Braço de tecnologia do Grupo Herval, grupo econômico com mais de 60 anos de atuação na indústria e varejo, a HT conta com as mais elevadas certificações da fabricantes como HPE, HP, Dell e Lenovo e é um parceiro confiável no fornecimento de tecnologia para o setor público e privado.

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.

[g1245_news]