Resolvendo problemas de conexão à internet na empresa

A instabilidade no sinal de internet da empresa não derruba apenas a conexão. Ela também acaba com a produtividade da equipe. Afinal, fica mais difícil participar de reuniões online, transferir arquivos ou simplesmente acessar o sistema.

Portanto, é necessário ter uma estrutura de rede robusta o suficiente para a sua demanda. E esse desafio vem aumentando – basta pensar na quantidade de aparelhos interligados, como laptops, smartphones, smart TVs, impressoras, sensores de IoT e um sem-número de outros dispositivos.

Como resolver dificuldades de conexão à internet na empresa

Pensar na conexão à internet é como imaginar o trânsito de uma rodovia: quando há muitos carros trafegando simultaneamente, a pista fica congestionada. O resultado é que cada motorista demora mais tempo para chegar ao seu destino. Além disso, buracos e outros obstáculos na estrada prejudicam o desempenho dos automóveis. A cada desvio, perde-se um pouco de velocidade.

Acontece algo parecido no ambiente corporativo. Se, para sanar os gargalos do trânsito, as soluções seriam alargar a pista e remover as barreiras no caminho, a estabilidade do sinal de internet é alcançada da seguinte forma:

  1. Melhore o plano de banda larga. Talvez a conexão à internet esteja aquém das necessidades de seu time. Que tal dar um upgrade?
  2. Remova as barreiras. Se velocidade não é problema, observe onde está instalado o roteador de Wi-Fi. Em espaços muito amplos, ou com vários obstáculos físicos (portas, paredes etc.), é necessário instalar replicadores de sinal para eliminar as zonas de sombra.
  3. Confira os cabos. A oscilação também pode ser fruto de mau contato nos equipamentos. Veja se os cabos de transmissão estão devidamente conectados e inteiros.
  4. Afaste interferências. Telefones sem fio, dispositivos de Bluetooth e até mesmo fornos de micro-ondas interferem na frequência de alguns roteadores. Se necessário, mantenha esse maquinário o mais longe possível.
  5. Reinicie os equipamentos. Há momentos em que o sistema demanda atualizações ou a conexão se perde devido a algum bug. Nessas horas, experimente reiniciar os aparelhos. É uma tentativa válida para as máquinas restabelecerem a comunicação entre si.
  6. Proteja a rede. Uma senha forte é o mínimo que se espera no acesso à rede corporativa. Caso contrário, o sistema fica vulnerável a ataques externos. Fora o risco de vazamento de informações, essas ciberameaças podem causar lentidão e instabilidade no sinal de internet.

Saiba mais: Como calcular os custos de TI no seu negócio

Aruba Instant On: wi-fi simples e seguro para PMEs

Antes de concluir este artigo de hoje, precisamos falar do Aruba Instant On. Afinal, essa é uma solução incrivelmente simples para melhorar seu wi-fi empresarial – perfeita para pequenas companhias e home offices. Nela, a configuração da rede é feita em poucos cliques. Logo, qualquer pessoa pode realizar a operação, mesmo que não tenha experiência em TI.

O Aruba Instant On também tem roteamento automático de dados, encontrando sempre o caminho mais rápido. Isso diminui o tempo de resposta, conhecido como latência, o que garante uma conexão estável e em alta velocidade.

Saiba mais: Latitude 3000 – notebook com inteligência artificial para PMEs

Para completar, o gerenciamento de rede é feito com um aplicativo de smartphone. Assim, você controla, a partir de qualquer lugar, quem pode se conectar ao sistema corporativo e quais aplicativos consegue acessar. Ainda, dá para bloquear sites específicos – uma ótima maneira de evitar atividades maliciosas.

Bom demais, né? Se você quer saber detalhes sobre Aruba Instant On e outras soluções de TI, fale com a HT Solutions. Nossos especialistas farão um diagnóstico para oferecer os produtos e serviços mais adequados ao seu negócio.

 

Foto: iStock/diego_cervo

Compartilhe este artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Tópicos relacionados

Sobre a HT Solutions

A HT Solutions é especialista em soluções de infraestrutura de TI que proporcionam agilidade, desempenho e melhores resultados para empresas na era da transformação digital.

Braço de tecnologia do Grupo Herval, grupo econômico com mais de 60 anos de atuação na indústria e varejo, a HT conta com as mais elevadas certificações da fabricantes como HPE, HP, Dell e Lenovo e é um parceiro confiável no fornecimento de tecnologia para o setor público e privado.

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.