Resiliência organizacional para o pós-pandemia: adapte-se já

resiliência

Uma pesquisa global da Deloitte apontou que dois terços dos líderes não se sentem preparados para administrar rupturas de comportamento. Ou seja, sete em cada dez respondentes desconfiam que suas organizações não conseguiriam se adaptar a situações transformadoras. Porém, estão conscientes de que a pandemia e a crise climática são apenas os primeiros de outros eventos de grande magnitude.

Os acontecimentos recentes servem de alerta. Afinal, se um vírus ou o ritmo de chuva nas lavouras pode afetar a economia de todo o planeta, é porque as ameaças deixaram de ser teoria. Consequentemente, exigem mudanças “para ontem”. A seguir, veja como a tecnologia pode ajudar.

Características de uma organização resiliente

O segredo do sucesso está em se antecipar aos desafios. Para tanto, é preciso desenvolver a resiliência organizacional. Nesse sentido, o estudo da Deloitte aponta cinco características das empresas que saem na frente. Veja quais são elas:

  1. Preparada. Uma companhia bem-sucedida é aquela que se planeja para eventualidades, tanto as de curto quanto as de longo prazo. Isso significa não apenas antever cenários, como adotar um plano de ação para o caso de haver uma mudança de estratégia nos negócios.
  2. Adaptável. Os líderes reconhecem a importância de ter colaboradores versáteis. Claro que o conhecimento especializado continua relevante, mas as equipes devem ser capazes de aprender coisas novas, desenvolver outras habilidades e se adaptar às demandas atuais.
  3. Colaborativa. Quando se trata de mitigar riscos, é necessário ouvir todas as partes envolvidas. Uma tomada de decisão não se faz sozinho. A troca de ideias leva à inovação, algo essencial para sobreviver a mudanças.
  4. Confiável. Líderes e liderados precisam confiar uns nos outros. Se há empatia, transparência e comunicação clara entre as partes, o caminho está aberto para o sucesso.
  5. Responsável. O papel das organizações vai além do lucro. É necessário atender, com equilíbrio, a todas as demandas dos stakeholders. Muitas vezes isso se traduz num propósito, isto é, um motivo para realizar aquele serviço. Se a empresa está preparada para esse desafio, também consegue se moldar às circunstâncias adversas.

Como a tecnologia ajuda na resiliência organizacional

Boa parte do conceito de resiliência organizacional diz respeito à força humana. No entanto, a tecnologia também auxilia a enfrentar os desafios do futuro. Para isso, sua empresa deve otimizar a infraestrutura de TI, de forma que as equipes gastem menos tempo resolvendo bugs e mais tempo atuando em áreas estratégicas.

Saiba mais: Dos objetivos ao custo, como planejar a infraestrutura de TI

Que tal uma solução pronta para o uso, daquelas que resolvem as tarefas mais complexas em poucos minutos? Pois um sistema inteligente possibilita movimentos certeiros. Isso porque os colaboradores não ficam dependentes de softwares que demoram para atualizar, nem de equipamentos que travam, muito menos de uma rede lenta demais.

Plataformas como HPE GreenLake e HPE InfoSight, por exemplo, monitoram o ambiente o tempo todo. Elas também usam machine learning para entender onde alocar os dados, como otimizar recursos e como mitigar riscos antes mesmo que os problemas ocorram.

O resultado é a disponibilidade total. Por mais complexa que seja a carga de trabalho, as operações acontecem instantaneamente. Os arquivos continuam acessíveis e seguros, inclusive nos casos de trabalho remoto. Dá para elevar a produtividade em qualquer cenário, mesmo com restrições orçamentárias – até porque a estrutura cresce conforme a demanda, sem necessidade de investir em hardwares onerosos.

Quer saber mais? Então fale com a HT Solutions. Nós podemos apresentar os produtos mais adequados para sua empresa. Essa é sua chance de ter um escritório resiliente para enfrentar as transformações que ainda virão.

 

Foto: iStock/Vasyl Dolmatov

Compartilhe este artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Tópicos relacionados

Sobre a HT Solutions

A HT Solutions é especialista em soluções de infraestrutura de TI que proporcionam agilidade, desempenho e melhores resultados para empresas na era da transformação digital.

Braço de tecnologia do Grupo Herval, grupo econômico com mais de 60 anos de atuação na indústria e varejo, a HT conta com as mais elevadas certificações da fabricantes como HPE, HP, Dell e Lenovo e é um parceiro confiável no fornecimento de tecnologia para o setor público e privado.

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.