Renovando a infraestrutura de TI da empresa: onde começar?

Por mais moderno que seja o seu parque tecnológico, sempre chega a hora de renovar a infraestrutura de TI. Isso porque soluções mais eficientes e seguras surgem frequentemente no mercado.

Aliás, a tecnologia corporativa de hoje vai muito além dos computadores superpotentes. Diversas empresas já usam inteligência artificial para automatizar tarefas e otimizar processos. Além disso, quem adere à transformação digital também consegue reduzir custos, entre outras vantagens já apresentadas aqui no blog.

De qualquer modo, às vezes os gestores têm dificuldade para entender onde investir os recursos. Afinal, são inúmeras as opções de hardware, software e serviços à disposição. Por isso, estamos aqui para ajudar nessa empreitada. Acompanhe nossas dicas a seguir.

Primeiros passos para renovar a infraestrutura de TI

O primeiro passo para renovar a TI de seu negócio é entender como está a infraestrutura legada. Ou seja: é preciso realizar um inventário, no qual serão listados os seguintes itens:

  • Todos os equipamentos da empresa;
  • O estado dessas máquinas (sobretudo, se ainda servem para uso);
  • Os softwares que as equipes utilizam;
  • O prazo para renovação das licenças desses programas, se houver;
  • Outros serviços relacionados (despesas com internet, por exemplo).

Diante dessas informações, fica mais fácil entender onde será necessário investir. Talvez seja hora de adquirir computadores mais potentes ou fazer upgrade dos programas instalados. Ou, quem sabe, negociar com a companhia de fibra ótica para obter uma conexão mais veloz a um preço justo.

Como leigos nem sempre têm capacidade técnica para uma avaliação minuciosa do estado do parque tecnológico, convém contar com ajuda especializada. Grandes organizações costumam ter um setor especificamente dedicado à TI, com gestor responsável e tudo mais. Já para empreendimentos menores, vale a pena contratar uma consultoria. Assim, os profissionais farão um diagnóstico preciso das demandas, identificando as soluções ideais.

Saiba mais: Como otimizar os custos do investimento em TI

Dicas para o upgrade na estrutura de TI

Vale lembrar que os custos com tecnologia numa empresa se dividem, basicamente, em três áreas. São elas:

  1. Hardware: computadores, servidores, roteadores, periféricos e outros equipamentos;
  2. Software: programas e aplicações instaladas nas máquinas;
  3. Serviços: internet, gerenciamento de rede, segurança de dados, etc.

Em muitos casos, certos itens de hardware e software estão sendo substituídos por serviços na nuvem. Afinal, essa é uma forma de tornar a infraestrutura de TI mais enxuta – o que corta gastos e garante mais mobilidade aos colaboradores. Graças a esse sistema, é possível acessar a rede corporativa de maneira remota, facilitando a adesão ao home office com total segurança.

Para quem ainda prefere um parque com equipamentos próprios, há opções de aquisição mais em conta. Algumas delas são o leasing operacional e a locação, nos quais o pagamento é realizado por tempo de uso. Ou seja: existem muitas alternativas para renovar sua infraestrutura de TI – e quanto mais proativo esse movimento, melhor.

Quer conhecer as melhores soluções para sua empresa? Então fale com a HT Solutions! Nossos profissionais oferecem tudo que você precisa – do hardware aos serviços de consultoria especializada.

 

Foto: iStock/bee32

Compartilhe este artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Tópicos relacionados

Sobre a HT Solutions

A HT Solutions é especialista em soluções de infraestrutura de TI que proporcionam agilidade, desempenho e melhores resultados para empresas na era da transformação digital.

Braço de tecnologia do Grupo Herval, grupo econômico com mais de 60 anos de atuação na indústria e varejo, a HT conta com as mais elevadas certificações da fabricantes como HPE, HP, Dell e Lenovo e é um parceiro confiável no fornecimento de tecnologia para o setor público e privado.

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.