Read Along: plataforma ajuda crianças a lerem em voz alta

A leitura é uma habilidade que deve ser desenvolvida desde cedo. Para estimular os pequenos ainda mais, você pode contar com ajuda da tecnologia. Por exemplo, o Read Along é um serviço que utiliza inteligência artificial e detecção de voz para ajudar as crianças nos estudos. Fique conosco e saiba mais sobre essa ferramenta.

Read Along incentiva crianças a melhorarem a pronúncia

O Read Along é uma plataforma que ajuda as crianças a lerem por conta própria. Desde o lançamento, em 2019, mais de 30 milhões de usuários já utilizaram o app para Android. Agora, também é possível acessar o serviço na versão web.

A dinâmica é bem simples. Enquanto a criança lê em voz alta, a assistente virtual Diya vai dando feedback em tempo real. Assim, ela corrige a pronúncia e encoraja o usuário a seguir adiante. A cada tarefa concluída, o pequeno vai acumulando prêmios, numa estimulante estratégia de gameficação.

O serviço do Google conta com centenas de histórias ilustradas  – inclusive com personagens conhecidos da criançada, como a Galinha Pintadinha. As narrativas são agrupadas por níveis de dificuldade, adequando-se aos diferentes estágios de aprendizado da criança.

E o melhor: tem conteúdo em várias línguas. Dessa forma, é possível usá-lo tanto como ferramenta de auxílio na alfabetização quanto como material de apoio para o ensino de idiomas estrangeiros.

Saiba mais: Google Workspace – o lugar dos melhores apps educacionais

Auxílio para atividades de leitura em sala de aula

Lançada no último mês de agosto, a versão web permite que o público acesse o Read Along a partir de qualquer dispositivo. Basta fazer login para ler as histórias no tablet ou no Chromebook.

É evidente que a plataforma não substitui o acompanhamento de um professor. Ainda assim, pode ser uma ótima ferramenta auxiliar para as atividades de leitura em voz alta durante as aulas.

O Read Along funciona nos principais navegadores, como Chrome, Firefox e Edge. Os educadores também têm a opção de fazer logins individuais para cada criança usando um mesmo dispositivo. Para uma melhor experiência, recomendamos que você recorra à plataforma Google Workspace for Education.

Saiba mais: 3 razões para adotar o Google for Education em sua escola

Informações do usuário permanecem seguras

Vale destacar que o reconhecimento de voz ocorre apenas no browser, então os dados relacionados à voz da criança permanecem em local seguro. Eles não são guardados num servidor externo, por exemplo. Você pode conferir mais detalhes sobre a segurança na política de privacidade do site.

Quer experimentar? Então acesse agora mesmo readalong.google.com e comece a explorar a biblioteca.

E não se esqueça: a HT Solutions oferece as melhores soluções em TI para instituições de ensino. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos produtos e serviços.

 

Foto: iStock/Ekaterina Naumenko

Compartilhe este artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Tópicos relacionados

Sobre a HT Solutions

A HT Solutions é especialista em soluções de infraestrutura de TI que proporcionam agilidade, desempenho e melhores resultados para empresas na era da transformação digital.

Braço de tecnologia do Grupo Herval, grupo econômico com mais de 60 anos de atuação na indústria e varejo, a HT conta com as mais elevadas certificações da fabricantes como HPE, HP, Dell e Lenovo e é um parceiro confiável no fornecimento de tecnologia para o setor público e privado.

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.

[g1245_news]