O que falta para sua empresa evitar incidentes de segurança?

Uma pesquisa do OTRS Group revela que pouco mais da metade das empresas (56%) se consideram perfeitamente preparadas para incidentes de segurança. Isso significa que muitas delas ainda estão vulneráveis a ataques – um fato grave em tempos de trabalho remoto ou híbrido.

Com colaboradores atuando em casa e demandas de missão crítica delegadas à nuvem, é preciso reforçar a proteção dos dados. Porém, essa necessidade esbarra em dificuldades práticas – como configurações incorretas ou controle deficiente de quem tem acesso ao sistema corporativo. Portanto, você deve investir em tecnologia para minimizar as falhas do processo.

Software defasado eleva risco de incidentes de segurança

O estudo do OTRS envolveu 500 executivos de segurança da informação em cinco países, inclusive o Brasil, entre junho e julho de 2021. De maneira geral, os participantes concordam que, em caso de incidente, responsabilidades e tarefas estão claramente definidas dentro da organização. Aqui no país, 91% sabem o que fazer – ou pelo menos quem culpar – quando algo dá errado.

No âmbito global, a adoção de um plano de gerenciamento de incidentes ajudou as equipes de TI a prevenirem problemas em 26% dos casos. O índice sobe para 31%, considerando-se nossa realidade nacional.

No entanto, de volta ao nível mundial, 65% dos entrevistados apontam que registraram falhas de segurança porque não atualizaram o software para a versão mais recente. Aliás, quase metade (49%) tentou economizar dinheiro dessa maneira, mas se arrependeu depois.

Traduzindo: muitas companhias sabem que precisam manter a proteção dos dados sob seu radar, embora pequem na manutenção da infraestrutura de TI. O resultado é uma maior vulnerabilidade a ciberataques, incluindo tentativas de invasão, vazamento de informações e ransomware.

Como reforçar a segurança de dados na empresa

Outro ponto revelado pelo OTRS Group é que 89% das empresas usam uma ferramenta para gerenciamento de vulnerabilidade. Entre os motivos para a adesão a esse tipo de solução, incluem-se os seguintes:

  • Encontrar brechas de segurança mais rapidamente (na opinião de 37% dos entrevistados);
  • Estruturar e documentar melhor as vulnerabilidades (32%);
  • Fechar as lacunas de segurança com mais rapidez (31%).

O uso de uma solução tecnológica adequada pode auxiliar seu negócio a mitigar problemas relacionados à segurança de dados. Aqui no blog, já apresentamos algumas opções, como HP Sure Click Pro e HPE Primera.

Saiba mais: Invasão cibernética cresceu no mundo. Proteja sua empresa

Em paralelo à atualização da infraestrutura de TI, recomendamos também a implementação de boas práticas entre os colaboradores. Atitudes simples, como acessar somente sites seguros e nunca abrir arquivos desconhecidos, ajudam a prevenir incidentes de segurança. Aliás, é importante até reforçar a comunicação interna, lançando campanhas para minimizar as falhas humanas.

A HT Solutions oferece soluções em TI para organizações de todos os segmentos e tamanhos. Fale conosco e conheça nosso portfólio. Certamente, teremos um produto ou serviço adequado para proteger seu negócio.

Foto: iStock/metamorworks

Compartilhe este artigo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Tópicos relacionados

Sobre a HT Solutions

A HT Solutions é especialista em soluções de infraestrutura de TI que proporcionam agilidade, desempenho e melhores resultados para empresas na era da transformação digital.

Braço de tecnologia do Grupo Herval, grupo econômico com mais de 60 anos de atuação na indústria e varejo, a HT conta com as mais elevadas certificações da fabricantes como HPE, HP, Dell e Lenovo e é um parceiro confiável no fornecimento de tecnologia para o setor público e privado.

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.