Proteção: 5 dicas de segurança de dados no home office

A adoção do modelo de trabalho híbrido, que intercala idas ao escritório com dias de home office, fez crescer a preocupação com segurança dos dados. Isso porque, na maioria das vezes, o colaborador que está em casa usa seu computador pessoal para as tarefas corporativas – e esse tipo de dispositivo nem sempre tem o nível adequado de proteção.

Como proteger os dados no home office

Com o aumento dos pontos de acesso à rede da empresa, também se elevam as possibilidades de brecha. Ou seja: se antes era preciso cuidar apenas da infraestrutura local, agora também é necessário pensar no endpoint. Aliás, não se trata apenas de instalar antivírus, firewall ou outros esquemas de vigilância. A maior parte das falhas de segurança vem da ação humana, então é importante adotar boas práticas entre as equipes. Por isso, confira algumas dicas:

1.     Usar senhas fortes

Os códigos de acesso ao sistema corporativo devem ser robustos. Portanto, vale a pena elaborar senhas mais longas, que combinem letras maiúsculas e minúsculas, números e até caracteres especiais. Além disso, recomenda-se que elas sejam renovadas pelo menos a cada seis meses.

Se necessário, vale usar um software gerenciador de senhas. Inclusive, fabricantes como a HP já oferecem esse recurso de fábrica em muitos de seus equipamentos.

2.     Tomar cuidado com links e anexos

Muitos ciberataques acontecem porque o usuário clicou num link malicioso ou abriu aquele arquivo anexo de um e-mail suspeito. Logo, essas ações devem ser evitadas ao máximo. Além disso, para garantir, é sempre bom escanear os arquivos com um bom antivírus. Ainda assim, se restarem dúvidas, a recomendação mais eficaz é não acessar o conteúdo mesmo.

Saiba mais: 6 diferenças entre o computador corporativo e o de uso doméstico

3.     Treinar os colaboradores

Já que as atitudes humanas põem em risco a estrutura da empresa, nada mais justo que orientar os funcionários às boas práticas, certo? Aliás, algumas aulinhas sobre segurança de dados, se não servirem para ensinar algo novo, pelo menos vão reforçar à equipe qual a postura esperada quando se lida com tecnologia.

Empresas como a HP, além de realizar treinamentos internos duas vezes ao ano, chegam a testar o aprendizado dos colaboradores. Para tanto, são enviados e-mails suspeitos aos usuários. Obviamente, passa no teste quem não abre aquele material.

4.     Adquirir equipamentos seguros

Quando se trata de segurança, é bom saber que existem dispositivos com recursos como autorrecuperação da BIOS. Essa ferramenta permite reinstalar o sistema operacional do zero em caso de comprometimento ou perda dos dados.

Além disso, há notebooks com câmera de privacidade, que emite um sinal luminoso ao ser acionada e captar imagens. Isso evita que terceiros com acesso remoto ao equipamento espionem o usuário do outro lado da tela, por exemplo.

Veja também: Latitude 3000 – notebooks com inteligência artificial para PMEs

5.     Atualizar o esquema de proteção

Por fim, não podemos deixar de citar os serviços de segurança profissionais. Embora cada colaborador deva cumprir sua parte para garantir a proteção dos dados, a empresa precisa adotar medidas extras.

Por exemplo, a solução HP Sure Click Pro utiliza tecnologia avançada para isolar arquivos contaminados com vírus e malwares. Dessa forma, os softwares maliciosos não se alastram ao restante da rede.

Quer conhecer outras opções? Então fale com a HT Solutions. Nós temos um vasto portfólio com soluções em TI para organizações de todos os segmentos e tamanhos. Conte com nossa ajuda para elevar a segurança de dados em seu negócio.

 

Foto: iStock/monkeybusinessimages

Compartilhe este artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Tópicos relacionados

Sobre a HT Solutions

A HT Solutions é especialista em soluções de infraestrutura de TI que proporcionam agilidade, desempenho e melhores resultados para empresas na era da transformação digital.

Braço de tecnologia do Grupo Herval, grupo econômico com mais de 60 anos de atuação na indústria e varejo, a HT conta com as mais elevadas certificações da fabricantes como HPE, HP, Dell e Lenovo e é um parceiro confiável no fornecimento de tecnologia para o setor público e privado.

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.