Plataforma de dados inteligente: uma ferramenta estratégica

plataforma de dados inteligente

Primeiro veio a Era do Armazenamento em Flash, que reduziu o tempo de resposta dos arquivos para milissegundos, revolucionando o desempenho das estruturas de TI. Depois foi a Era da Nuvem, que garantiu capacidade praticamente infinita de expansão. Agora chega a vez da Era da Inteligência. Afinal, com um volume imenso de dados, é preciso um sistema capaz de extrair insights para geri-los de maneira eficiente.

Uma solução dessas pode render economia de tempo e de custo às organizações. Continue lendo para entender o que está em jogo.

 

Desafios a enfrentar na Era da Inteligência

Os ambientes de nuvem híbrida ainda são muito complexos. A maioria das empresas recorre a um mix de soluções, tanto na cloud privada quanto no local, para suprir as demandas. Segundo um levantamento da HPE, 81% das companhias adotam uma estratégia multicloud, com uma média de cinco plataformas utilizadas.

O problema é decidir quais cargas de trabalho devem ficar em cada parte da estrutura. E mais: como os dados vão interagir entre si, considerando que estão em diferentes áreas de armazenamento? Aqui falamos de centenas de sistemas e suas incontáveis variáveis. Ou seja: trata-se de um desafio muito complicado para seres humanos resolverem sozinhos.

Também devemos lembrar que a complexidade gera custos. O desperdício de gastos em nuvem chega a uma média de 35% das despesas totais em projetos de TI, de acordo com relatório da Flexera. As perdas se dão devido a erros de planejamento e ao excesso de provisionamento – isto é, ter uma estrutura muito maior que a necessidade atual.

É nesse ponto que entra a inteligência de dados. Com um volume tão massivo de informações, fica difícil saber o que priorizar, o que preservar e o que remover do armazenamento. Hora de buscar uma saída para esse imbróglio.

 

Por que adotar uma plataforma de dados inteligente

Uma plataforma de dados inteligente ajuda você a orientar o gerenciamento do ciclo de vida de todos os seus arquivos. Assim, ela possibilita decisões muito mais acertadas sobre onde alocá-los e como protegê-los.

Isso é possível porque a infraestrutura se autogerencia e fica mais inteligente a cada minuto, usando machine learning e outros recursos automatizados. Dessa forma dá para desenvolver aplicativos uma única vez, mas executá-los em todos os lugares, o que confere uma experiência mais dinâmica ao ambiente híbrido.

Confira outras vantagens da estratégia de dados inteligente:

  1. Você pode gerenciar cargas de trabalho virtuais em larga escala, o que permite adotar a nuvem pública com extrema facilidade.
  2. É possível receber insights dos dados em minutos — e não após meses de análise, como acontece com as soluções antigas.
  3. Com o gerenciamento automatizado da infraestrutura, sua equipe não fica mais “apagando incêndios”, ganhando tempo para pensar em novas estratégias e inovar no ambiente de trabalho.
  4. A inteligência artificial vai se alimentando de novas informações ao longo do tempo, aprendendo a identificar ameaças antes mesmo que elas ocorram, o que resulta num sistema mais seguro, com disponibilidade acima de 99,9999%.
  5. Os custos do projeto se tornam previsíveis, evitando-se gastos desnecessários com o excesso de provisionamento.

Quer saber como criar uma estratégia de dados inteligente para seu negócio? Fale com a HT Solutions! Nossos técnicos apresentarão as soluções mais adequadas para sua necessidade.

 

Foto: iStock/ipopba

Compartilhe este artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Tópicos relacionados

Sobre a HT Solutions

A HT Solutions é especialista em soluções de infraestrutura de TI que proporcionam agilidade, desempenho e melhores resultados para empresas na era da transformação digital.

Braço de tecnologia do Grupo Herval, grupo econômico com mais de 60 anos de atuação na indústria e varejo, a HT conta com as mais elevadas certificações da fabricantes como HPE, HP, Dell e Lenovo e é um parceiro confiável no fornecimento de tecnologia para o setor público e privado.

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.