Olho no futuro! Tendências de infraestrutura de TI para 2021

infraestrutura de TI

Um novo ano desponta no horizonte, e é hora de perguntar: quais serão as principais tendências de TI para 2021? Exercícios de futurologia são sempre arriscados, mas os movimentos do mercado mundial apontam alguns caminhos que vieram para ficar.

4 tendências de TI para 2021

Abaixo, selecionamos quatro temáticas que acreditamos ser relevantes para as empresas. Acompanhe a lista e veja se seu negócio está preparado para os novos tempos!

1. Proteção contra ransomware

Nem o Superior Tribunal de Justiça escapou. No segundo semestre de 2020, o sistema interno da suprema corte brasileira foi invadido por criminosos. Os autores da ofensiva criptografaram os dados, impedindo o acesso aos processos, e exigiram resgate pela devolução do conteúdo. Ou seja, um típico ransomware.

Não bastasse o risco de ter conteúdo sensível exposto na rede, há outro problema para as empresas aí. Isso porque a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) prevê multas pesadas por eventual vazamento de informações dos clientes. Logo, as soluções de tecnologia deverão oferecer métodos de segurança ainda mais robustos em 2021.

2. Nuvem distribuída

Na definição da companhia Gartner, nuvem distribuída é quando os serviços de nuvem pública estão espalhados por diferentes locais físicos. Já a operação e a gestão ficam a cargo do provedor. Assim, o modelo fornece agilidade e flexibilidade para ambientes virtualizados, pois os aplicativos operam com baixa latência. Além disso, há redução de custos com residência de dados.

Em 2021, empresas com escritórios remotos e adeptas do home office precisarão considerar arquiteturas desse tipo. Afinal, quando a equipe está em vários cantos do mundo, a estrutura de cloud deve ser ainda mais ágil. Do contrário, a produtividade e a consequente rentabilidade ficam a perigo.

3. Hiperautomatização

Se, antes, a automatização de tarefas já era uma necessidade das organizações, agora essa lógica atingiu novos níveis. Assim, a tendência da hiperautomatização define que toda atividade que possa ser delegada a uma máquina deverá, de fato, ser. Trata-se de simplificar processos com vistas a otimizar o tempo dos colaboradores. Afinal, com menos tarefas “braçais”, eles podem investir energia em funções mais estratégicas e criativas.

Porém, o desafio está no uso da tecnologia adequada. Pois não adianta montar uma “colcha de retalhos” com equipamentos de diferentes fabricantes. Isso só gera mais custos. Deve-se, isto sim, priorizar infraestruturas enxutas e realmente otimizadas, que entreguem mais resultado com menos dispositivos.

4. Trabalho remoto e digital

A pandemia de covid-19 fez muita gente trocar a sede da companhia pelo home office. Inclusive, para determinados segmentos do mercado, essa mudança no modelo de trabalho se mostrou oportuna. Assim, pesquisas mostram que parte dos profissionais deverá seguir nesse esquema no ano que vem – ou adotar um formato híbrido. Dessa forma, as idas ao escritório se tornam bem menos frequentes do que na habitualidade do “velho normal”.

Diante desse cenário, a infraestrutura de TI deve passar por adaptações em 2021. Afinal, as plataformas precisarão ser ainda mais seguras e estáveis para suportar trabalho remoto, inclusive a partir de dispositivos móveis.

Até mesmo os espaços físicos serão impactados pela presença do digital. Soluções contactless, por exemplo, já permitem que clientes façam compras no varejo sem manusear a maquininha de cartão de crédito. Aliás, esses e outros meios de pagamento alternativos estão em franca ascensão.

Frente ao que se desenha para 2021 e depois, o que lhe parece? Sua empresa está preparada para os próximos desafios? Se você precisa de ajuda para atualizar o parque tecnológico, conte com a parceria da HT Solutions. Nossos especialistas analisam cuidadosamente o seu caso para prover sempre as soluções mais adequadas. Fale conosco!

 

Foto: iStock/ structuresxx

Compartilhe este artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Tópicos relacionados

Sobre a HT Solutions

A HT Solutions é especialista em soluções de infraestrutura de TI que proporcionam agilidade, desempenho e melhores resultados para empresas na era da transformação digital.

Braço de tecnologia do Grupo Herval, grupo econômico com mais de 60 anos de atuação na indústria e varejo, a HT conta com as mais elevadas certificações da fabricantes como HPE, HP, Dell e Lenovo e é um parceiro confiável no fornecimento de tecnologia para o setor público e privado.

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.