Invasão cibernética cresceu no mundo. Proteja sua empresa

Os crimes na internet não param de crescer. Até parece força de expressão, mas trata-se da mais crua realidade. Aliás, diferentes pesquisas indicam um aumento das ocorrências. Nesse sentido, o destaque vai para tentativas de invasão cibernética, esquemas de phishing e golpes do tipo ransomware.

Frente a essa realidade, sua empresa deve se proteger. Afinal, como se sabe, é muito melhor (e mais barato) prevenir do que remediar. Consequentemente, é preciso reforçar os cuidados com segurança de dados da organização.

Golpes virtuais e tentativas de invasão cresceram em 2021

Um novo relatório da Accenture Security revela que o volume de ataques de intrusão cibernética aumentou 125% no mundo. Os dados são relativos ao primeiro semestre de 2021, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Segundo a empresa, clientes do setor de bens e serviços são os mais atingidos (21% dos casos), seguidos pela indústria (16%) e bancos (10%). O documento cita especificamente as operações de ransomware e extorsão, geralmente direcionadas a grandes instituições. Porém, as ameaças digitais estão por toda parte – e não fazem restrição quanto a faturamento ou número de colaboradores do negócio. Assim, até os empreendimentos de pequeno porte correm risco, ainda mais se houver falha humana no processo.

Por exemplo: só no Brasil, calcula-se que tenha havido mais de 2,3 milhões de tentativas de golpes financeiros no primeiro semestre. Ou seja, um ataque a cada seis segundos, conforme informações compiladas pelo laboratório especializado em segurança digital da PSafe.

Os criminosos têm como objetivo acessar dados bancários das vítimas. Para tanto, recorrem principalmente às estratégias de phishing, com links que direcionam a cadastros em sites falsos de financeiras ou lojas. Aliás, essas páginas podem ainda conter softwares maliciosos que se instalam na máquina e infectam a rede inteira.

Já pensou se alguém de sua equipe cai na armadilha – principalmente com um computador da empresa? Imagine o prejuízo! Por isso, é necessário investir em soluções de tecnologia capazes de identificar falhas de segurança, mitigar problemas e manter o sistema sempre operante.

Saiba mais: Sua infraestrutura de TI está adequada às normas da LGPD?

Como se proteger de invasão cibernética na empresa

A segurança digital começa pelo fator humano. Portanto, hábitos como ativar o antivírus e evitar links suspeitos são práticas que devem ser reforçadas constantemente no ambiente corporativo. Aliás, já falamos disso em nosso post sobre comunicação interna – vale a pena relembrar!

Em paralelo, algumas soluções de TI realizam a triagem de atividades suspeitas. Afinal, certas tecnologias são capazes de reconhecer ameaças e neutralizá-las antes mesmo que se tornem um problema para a companhia.

Um exemplo é HP Sure Click Pro. Isso porque essa plataforma reforça a proteção de quem navega na web ou faz trabalho remoto. Para tanto, reúne funcionalidades que permitem isolar arquivos, evitando que vírus e malwares contaminem outras áreas da rede. Além disso, o consumo de recursos do sistema operacional é bastante baixo, então não compromete a performance.

Outra dica é HPE Primera. Em linhas gerais, podemos dizer que esse sistema simplifica ao máximo as operações de missão crítica. Graças à análise preditiva de riscos da inteligência artificial HPE InfoSight, é possível manter o ambiente em operação o tempo todo. Ou seja: paralisações e invasões cibernéticas viram coisa do passado!

Quer mais detalhes? Então fale com a HT Solutions! Nós seguramente temos as melhores soluções de TI para o seu negócio. 🙂

 

Foto: iStock/ AndreyPopov

Compartilhe este artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Tópicos relacionados

Sobre a HT Solutions

A HT Solutions é especialista em soluções de infraestrutura de TI que proporcionam agilidade, desempenho e melhores resultados para empresas na era da transformação digital.

Braço de tecnologia do Grupo Herval, grupo econômico com mais de 60 anos de atuação na indústria e varejo, a HT conta com as mais elevadas certificações da fabricantes como HPE, HP, Dell e Lenovo e é um parceiro confiável no fornecimento de tecnologia para o setor público e privado.

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.