Google Meet: 5 extensões grátis para otimizar reuniões

google meet

As videoconferências são uma estratégia importante para manter a equipe alinhada e produtiva em tempos de home office. Dentre os diversos serviços que permitem reuniões a distância, o Google Meet se destaca por ser um ambiente seguro e fácil de usar.

Mas você sabia que é possível incrementar essa experiência? Instalando algumas extensões gratuitas, dá para incluir ferramentas diferentes e bastante úteis para o meio corporativo. Conheça cinco delas a seguir.

1.    Google Meet Push to Talk

Quando muitas pessoas se encontram on-line, alguma invariavelmente esquece o microfone ligado e solta barulhos aleatórios que atrapalham a fala do colega. O contrário também pode acontecer: alguém decide tomar a palavra, mas não habilita o áudio, então fica discursando para as paredes.

A extensão Push to Talk resolve isso de uma maneira bem simples. Por padrão, ela silencia todos os microfones no Google Meet. Quem quiser ativar o som precisa apenas manter a barra de espaço pressionada no teclado.

2.    Reactions for Google Meet

Uma desvantagem das reuniões a distância é que as reações não verbais se perdem. Por exemplo: sabe quando você quer concordar com a pessoa, mas sem interromper a fala dela? Ao vivo, basta assentir com a cabeça ou mandar um “joinha”.

E on-line, como fazer, se nem todo mundo aparece na tela ao mesmo tempo? A saída está na extensão Reactions. Ela insere um painel com vários emojis, incluindo palmas e risada. Para melhores resultados, todos os participantes devem ter a funcionalidade instalada no computador.

3.    Meetric

O Meeting Notes for Google Calendar, ou simplesmente Meetric, oferece um bloco de notas na lateral do navegador. Assim você consegue escrever lembretes e até mesmo redigir a ata da reunião sem sair do ambiente de videoconferência.

O interessante é que a ferramenta também está integrada ao calendário do Google. Dessa forma, você ganha ainda mais agilidade na hora de agendar as próximas tarefas.

4.    Tactiq for Google Meet Transcription

Falando em anotações, não seria ótimo ter uma transcrição completa de todos os assuntos discutidos em reunião? Pois também há uma extensão gratuita para isso.

O Tactiq aproveita a funcionalidade de closed captions já existente na plataforma. As legendas são geradas automaticamente e, tão logo a conversa acabe, basta clicar no ícone para exportar o conteúdo. Você pode gerar um Google Doc, salvar como arquivo de texto sem formatação ou copiar o material para a área de transferência.

5.    Attendance for Google Meet

Por fim, aqui vai uma dica para monitorar as presenças numa reunião – também serve para substituir a chamada nas videoaulas! O Attendance registra o nome dos participantes e, se necessário, exporta essas informações para uma planilha no Google Sheets.

A aplicação é toda customizável. Você pode criar diversas listas e atribuir símbolos a cada pessoa, facilitando a identificação de quem está presente ou ausente. Ainda, o sistema mostra o horário de entrada dos usuários, quanto tempo cada um permaneceu na sala e quando saiu.

Saiba mais: Resiliência organizacional para o pós-pandemia – adapte-se já!

Gostou das dicas? Com essas extensões gratuitas do Google Meet, suas reuniões virtuais ficarão ainda mais produtivas.

Precisando de outras soluções em TI, fale com os especialistas da HT Solutions. Nossa equipe está à disposição para colaborar com o sucesso de seu negócio.

 

Foto: iStock/fizkes

Compartilhe este artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Tópicos relacionados

Sobre a HT Solutions

A HT Solutions é especialista em soluções de infraestrutura de TI que proporcionam agilidade, desempenho e melhores resultados para empresas na era da transformação digital.

Braço de tecnologia do Grupo Herval, grupo econômico com mais de 60 anos de atuação na indústria e varejo, a HT conta com as mais elevadas certificações da fabricantes como HPE, HP, Dell e Lenovo e é um parceiro confiável no fornecimento de tecnologia para o setor público e privado.

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.