Gestão escolar: 3 motivos para usar Chromebooks gerenciados

chromebooks
Por Leandro Machado Ferreira da Costa*

Você já se perguntou por que usar Chromebooks gerenciados em sua escola? Pois bem: a CEU (Chrome Education Upgrade – licença de gerenciamento dos Chromebooks) é, antes de mais nada, um investimento da instituição de ensino em segurança. Afinal, com dispositivos devidamente gerenciados, o educandário pode assegurar que apenas contas educacionais (do seu próprio domínio) sejam capazes de acessar aquela máquina. Logo, qualquer tentativa de acesso a partir de contas externas será automaticamente bloqueada.

Gerenciando seu parque de Chromebooks, a escola pode garantir que as configurações de segurança determinadas pelo administrador permanecem sempre ativas. Consequentemente, previne-se o acesso a sites inapropriados, violações de políticas educacionais e o vazamento de dados protegidos. Para tanto, podem-se instaurar medidas como bloqueio de sites e aplicativos, modo restrito do YouTube e ferramentas de busca segura. Dessa forma, a segurança do aluno – que navegará exclusivamente por um ambiente virtual controlado e supervisionado – fica assegurada. Além disso, a CEU facilita também o trabalho da instituição de ensino, que tem sob sua responsabilidade oferecer tal segurança.

3 benefícios dos Chromebooks gerenciados

1.     Mais controle

O adequado gerenciamento das máquinas permite à instituição determinar quais aplicativos e extensões poderão ser baixadas e instaladas, por exemplo. Além disso, o administrador pode, de forma remota, tanto instalar quanto impedir a exclusão de qualquer aplicativo ou extensão.

2.     Segurança

Quando o assunto é segurança do sistema, um Chromebook gerenciado é imbatível. Quer um exemplo? Em caso de extravio, furto ou roubo, ele não poderá ser utilizado por nenhuma conta que não da própria instituição. Aliás, nem mesmo se a máquina tiver o sistema operacional excluído. Além disso, Chromebooks gerenciados podem ser configurado para se conectar exclusivamente a redes wi-fi previamente autorizadas pelo administrador. Em outras palavras, em caso de extravio, a máquina se transformará num mero “peso de papel”.

Ainda no quesito segurança, vale destacar que a instituição consegue verificar quais foram os últimos alunos conectados em cada máquina. Da mesma forma, pode-se fixar a identidade visual da escola como papel de parede do sistema, bloqueando a sua troca.

3.     Facilidade de administração

A implementação de um parque de Chromebooks, bem como sua posterior manutenção e administração, é extremamente descomplicada. Afinal, por meio da CEU, aplicativos, configurações, extensões e atualizações podem ser instaladas em todos os dispositivos simultaneamente. Ou seja, todos os Chromebooks da escola são configurados em lote, a partir de um simples comando do administrador. Além disso, antes mesmo de chegarem à instituição de ensino, os Chromebooks já facilitam a vida do gestor. Isso porque eles podem ser configurados de antemão e entregues com tudo pronto de acordo com as necessidades da escola.

Por si só, o Chromebook é um dispositivo completo para atender às necessidades das escolas. Porém, a CEU é o elemento que permite desbloquear todo o potencial dessa máquina, oportunizando um ambiente seguro para todos.

Quer saber mais sobre tudo que a solução Google for Education oferece para sua escola? Então entre em contato agora mesmo com a HT Solutions e fale com um de nossos especialistas!

 

*Leandro Machado Ferreira da Costa é analista de Soluções Educacionais na HT Solutions

 

Foto: Google/Divulgação

Compartilhe este artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Tópicos relacionados

Sobre a HT Solutions

A HT Solutions é especialista em soluções de infraestrutura de TI que proporcionam agilidade, desempenho e melhores resultados para empresas na era da transformação digital.

Braço de tecnologia do Grupo Herval, grupo econômico com mais de 60 anos de atuação na indústria e varejo, a HT conta com as mais elevadas certificações da fabricantes como HPE, HP, Dell e Lenovo e é um parceiro confiável no fornecimento de tecnologia para o setor público e privado.

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.