Gestão de TI: como otimizar a rede física da empresa

rede física

Toda infraestrutura de TI requer manutenção. Afinal, à medida que a carga de trabalho aumenta, os equipamentos instalados podem não dar mais conta da demanda. Consequentemente, isso leva à perda de produtividade, muitas vezes associada a um consumo exagerado de recursos. Felizmente, existem maneiras de reverter o quadro e otimizar a rede física da empresa. É disso que tratamos no post de hoje.

Soluções para uma gestão de TI mais eficiente na empresa

A seguir, elencamos cinco dicas que vão facilitar a gestão de seu parque tecnológico. São medidas simples, mas que podem passar despercebidas até nas grandes corporações. Acompanhe:

1. Racionalizar a estrutura

A primeira medida para melhorar o desempenho da infra consiste em identificar os pontos nevrálgicos. Logo, isso pode ser feito por meio de um inventário. Para tanto, basta listar todos os equipamentos utilizados, com destaque para os servidores.

Esse levantamento fornecerá informações importantes para a racionalização dos recursos. A ideia, aqui, é diminuir a quantidade de dispositivos em operação, ou mesmo substituí-los por modelos mais eficientes. Aliás, uma consultoria em TI poderá auxiliar nessa tarefa.

Saiba mais: Planejando a infraestrutura de TI – dos objetivos ao custo

2. Unificar a gestão de TI

Ao se desfazer de recursos desnecessários, que tal utilizar uma única ferramenta para simplificar a gestão da infraestrutura? Afinal, já há soluções no mercado que permitem controlar com poucos cliques toda a rede de computação e armazenamento.

Uma das melhores é o Aruba Central, plataforma que ajuda a monitorar o ambiente inteiro. Com ela, você pode visualizar o tráfego de aplicativos individuais, permitir/restringir acesso de usuários a documentos e muito mais.

3. Atualizar o sistema

Chegamos a mais uma questão básica para otimizar a rede da empresa. Isso porque tanto o firmware quantos os softwares devem, sempre, rodar na versão mais atual. Inclusive, esse cuidado não apenas melhora o desempenho do sistema, como reforça a segurança contra ataques virtuais.

De novo, o Aruba Central apresenta-se como excelente solução. Afinal, suas configurações são instantâneas – e atualizações podem ser sempre programadas para o horário mais oportuno. Dessa forma, a manutenção ocorre fora do turno de trabalho, quando ninguém estiver usando a rede. Ou seja: nada de interferência na produtividade da equipe!

Saiba mais: Fim do suporte ao Windows Server 2008 exige atualização da infra

4. Realizar testes e diagnósticos

Testes periódicos são importantes para saber se o desempenho da rede física está de acordo com o esperado. Assim, estruturas que utilizem uma ferramenta unificada de gestão saem na frente. Afinal, esse tipo de plataforma consegue gerar relatórios em tempo real, oferecendo dados para o aprimoramento constante do parque tecnológico.

5. Investir em wi-fi de alta performance

Pode parecer elementar, mas diversos problemas de velocidade na rede física ocorrem devido ao mau cabeamento dos dispositivos. Isso porque os cabos de rede não são todos iguais.

Os mais antigos, como os da categoria 5 ou 5e, têm capacidade limitada de performance para longas distâncias. Portanto, quando a infraestrutura estiver defasada, o melhor é analisar a migração para uma solução de wi-fi de alta performance. Aliás, nesse caso, o mix da Aruba costuma ser imbatível.

E aí? Gostou dessas dicas? Precisa de um olhar profissional para otimizar a rede física de sua empresa? Então fale com a HT Solutions! Nossos técnicos podem realizar um diagnóstico específico de suas necessidades, além de oferecer as soluções de TI mais adequadas. Não deixe para amanhã, pois otimizar sua TI assegura mais produtividade e pode render a dianteira nos negócios!

 

Foto: iStock/ShutterOK

Compartilhe este artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Tópicos relacionados

Sobre a HT Solutions

A HT Solutions é especialista em soluções de infraestrutura de TI que proporcionam agilidade, desempenho e melhores resultados para empresas na era da transformação digital.

Braço de tecnologia do Grupo Herval, grupo econômico com mais de 60 anos de atuação na indústria e varejo, a HT conta com as mais elevadas certificações da fabricantes como HPE, HP, Dell e Lenovo e é um parceiro confiável no fornecimento de tecnologia para o setor público e privado.

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.