Fatos marcantes da tecnologia em 2021: o que veio para ficar?

Fim de ano é época de balanço, certo? Então chegou a hora de reavaliar os planos e prever também quais serão os próximos investimentos da empresa! Pensando nisso, hoje vamos falar dos fatos que marcaram o setor da tecnologia em 2021.

Mais que meras tendências, eles se mostraram extremamente relevantes para quem quer manter a competitividade no mercado. Ou seja: se você ainda não apostou nessas soluções, precisa correr atrás do tempo perdido (antes que a concorrência passe a sua frente).

Tecnologia em 2021: o que fica?

Qualquer setor corporativo que você imagine teve ajuda da tecnologia em 2021. Do atendimento ao público às reuniões de equipe, lá estavam inovações para otimizar a entrega de resultados. A lista abaixo, embora não esgote o assunto, dá uma ideia de como o mundo se transformou durante o ano. Confira:

Chatbots

Graças à Inteligência Artificial, os bots para atendimento ao público ficaram mais humanizados. Afinal, eles “aprendem” a cada nova interação, oferecendo uma experiência mais realista e satisfatória.

Resultado: algumas etapas puderam ser automatizadas, mas sem perda de qualidade. Seja para registrar um pedido de tele-entrega, seja para tirar dúvidas do consumidor sobre um produto ou serviço, os chatbots vêm funcionando superbem. Eles são uma alternativa que poupa tempo e recursos financeiros, já que podem atender milhares de usuários simultaneamente.

Realidade Aumentada

As fronteiras entre mundo concreto e ambientes digitais já são difíceis de distinguir. Um exemplo vem do comércio varejista.

Se antes as lojas on-line eram apenas um catálogo virtual, isso mudou com a Realidade Aumentada. Hoje os clientes podem tirar uma selfie para experimentar roupas num simulador, ou então testar como um objeto decorativo ficaria na sala de casa. Isso aumenta as chances de acertar na compra – e o faturamento do e-commerce só cresce.

Ah, nem vamos comentar a conveniência de comprar pela internet, né? Isso está comprovado desde o início da pandemia…

Saiba mais: Microsoft Mesh e os hologramas para colaboração a distância

Modelo híbrido

Outra mudança acelerada pelo distanciamento social foi a consolidação do modelo híbrido de trabalho. As companhias perceberam que colaboradores rendem mais quando podem passar pelo menos alguns dias da semana em casa, sem enfrentar trânsito.

Certos executivos dão um nome mais rebuscado a esse fenômeno: location independence, a independência para trabalhar de qualquer lugar. Na prática, trata-se de adotar soluções que facilitem a colaboração a distância, tais como comunicação assíncrona e sistemas de proteção de dados na nuvem.

Cloud computing

Aliás, se tem algo que ficou evidente em relação à tecnologia no ano de 2021, foi a necessidade de adotar a computação na nuvem. Com o avanço da telemedicina, das plataformas de ensino a distância ou mesmo das videoconferências corporativas, cada vez mais segmentos da economia precisam de uma infraestrutura ágil e que dê conta da demanda.

Não estamos nos referindo somente a armazenamento de dados. O próprio gerenciamento da rede pode ser feito num ambiente de cloud, reduzindo custos operacionais e simplificando o acesso remoto.

Saiba mais: Vai migrar? 3 verdades sobre gerenciamento na nuvem

E aí, seu negócio está atualizado com as demandas do mercado? Precisando investir em tecnologia, fale com a HT Solutions. Somos especialistas em soluções de infraestrutura.

 

Foto: iStock/ipopba

Compartilhe este artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Tópicos relacionados

Sobre a HT Solutions

A HT Solutions é especialista em soluções de infraestrutura de TI que proporcionam agilidade, desempenho e melhores resultados para empresas na era da transformação digital.

Braço de tecnologia do Grupo Herval, grupo econômico com mais de 60 anos de atuação na indústria e varejo, a HT conta com as mais elevadas certificações da fabricantes como HPE, HP, Dell e Lenovo e é um parceiro confiável no fornecimento de tecnologia para o setor público e privado.

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.