Entenda o papel da tecnologia no ensino presencial em 2022

No último ano, o setor educacional viveu um de seus períodos mais turbulentos. Afinal, a pandemia mudou completamente o planejamento das escolas, forçando-as a adotar o ensino remoto às pressas. O processo não foi fácil, mas, de forma geral, provou-se bem-sucedido, graças ao uso de tecnologias educacionais como a plataforma Google for Education.

Porém, para algumas pessoas, o episódio gerou uma percepção um pouco distorcida sobre a utilização de recursos tecnológicos no ensino. Isso porque, com a pandemia, muita gente – incluindo professores e gestores – acabou associando tais recursos exclusivamente aos modelos remoto e híbrido. Mas as escolas, na verdade, têm muito a ganhar com a utilização de tecnologia também no ensino presencial.

Como o uso de tecnologia no ensino presencial pode impulsionar a sua escola

Plataformas como a Google for Education oferecem uma gama incrível de ferramentas que podem ser usadas em todos os modelos de ensino. Ou seja, desde a educação totalmente a distância até o formato mais tradicional, presencial.

Portanto, o retorno dos alunos à sala de aula, no pós-pandemia, não significa que as soluções adotadas durante o período de EaD devam ser deixadas de lado. Aliás, essa volta à “normalidade” pode ser uma ótima oportunidade de adotar a tecnologia no ensino presencial de forma mais contundente. Isso porque o seu uso gera benefícios concretos e praticamente imediatos tanto para alunos quanto para professores e gestores.

As vantagens da tecnologia no ensino presencial para o estudante

Não é de hoje que as crianças chegam à escola já dominando o uso de ferramentas digitais. Logo, é necessário que o sistema de ensino incorpore essa nova linguagem. Mais do que isso, seja fluente nela. Afinal, é a escola que deve se adaptar aos alunos – e não o contrário. Ainda mais agora que os estudantes já experimentaram as tecnologias educacionais usadas durante a pandemia. Ou seja, ter de voltar a uma sala de aula analógica acabaria desmotivando o aluno e prejudicando seu aprendizado.

Além disso, o uso da tecnologia no ensino presencial ajuda estudantes e professores a trabalharem as competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com a suíte de apps do Google, por exemplo, fica mais fácil e produtivo exercitar a criatividade, o pensamento lógico e as habilidades socioemocionais.

O professor também é beneficiado pelas tecnologias educacionais

É natural que os benefícios pedagógicos sejam o principal destaque do uso da tecnologia no ensino presencial ou remoto. Porém, as vantagens na rotina do educador também são bastante significativas, já que seu trabalho se torna muito mais fácil.

Apps como o Google Sala de Aula conseguem automatizar inúmeros processos – desde a realização da chamada até a correção de provas e o cálculo das médias. Ou seja, a tecnologia poupa tempo e trabalho do professor inclusive no modelo presencial. Assim, ele não precisa se preocupar com tarefas secundárias e pode se dedicar ao mais importante: ensinar.

Colhendo resultados

Responsável pela administração da escola, a diretoria precisa garantir o sucesso da instituição tanto do ponto de vista educacional quanto pelo lado financeiro. Aliás, uma área está intrinsicamente ligada à outra. Logo, ao adotar tecnologias educacionais que beneficiem o ensino, como vimos acima, o gestor torna sua escola mais competitiva. E isso, a médio e longo prazo, tem tudo para proporcionar um aumento no número de matrículas. Aliás, a tendência é que, a partir de 2022, as famílias busquem escolas que invistam em tecnologia no ensino presencial – e não apenas no EaD.

Neste momento, há uma janela de oportunidade aberta para as instituições que buscam mais sucesso pedagógico e financeiro. Sua escola está pronta para aproveitá-la?

DICA: Neste link você pode fazer um rápido teste para descobrir o quão preparada sua instituição está! Aliás, a ferramenta é gratuita, e a avaliação sai na hora. Além disso, você pode baixar um guia do novo ensino presencial para preparar o retorno às aulas em 2022.

 

Foto: iStock-1308639516

Compartilhe este artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Tópicos relacionados

Sobre a HT Solutions

A HT Solutions é especialista em soluções de infraestrutura de TI que proporcionam agilidade, desempenho e melhores resultados para empresas na era da transformação digital.

Braço de tecnologia do Grupo Herval, grupo econômico com mais de 60 anos de atuação na indústria e varejo, a HT conta com as mais elevadas certificações da fabricantes como HPE, HP, Dell e Lenovo e é um parceiro confiável no fornecimento de tecnologia para o setor público e privado.

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.