Google Sala de Aula: uma solução completa para o EaD

Google Sala de Aula

Com a adoção do EaD durante a pandemia, muitas escolas passaram a buscar formas de tornar o ensino remoto mais efetivo. Assim, uma ferramenta logo ganhou destaque pelas suas possibilidades e pela facilidade de uso: o Google Sala de Aula. Isso porque o recurso, que é disponibilizado gratuitamente pela gigante de tecnologia, descomplica o ensino online, tornando-o muito mais acessível. Não à toa, é cada vez mais utilizado por escolas de todo o mundo.

Por isso, o artigo de hoje é especialmente voltado a educadores e gestores educacionais, apresentando mais detalhes dessa incrível ferramenta. A seguir, conheça as principais características do Google Sala de Aula e saiba como adotá-lo em sua instituição.

Como funciona o Google Sala de Aula?

Desenvolvida pelo Google, esta ferramenta adapta ao universo digital toda a dinâmica das aulas presenciais. Ou seja, é um espaço onde o professor pode apresentar conteúdos, passar atividades para a turma e aplicar testes. Para tanto, só é necessário que o educador e seus alunos tenham contas no Gmail. Assim, após fazer login no e-mail, basta acessar o menu Google Apps no canto superior direito e escolher “Google Sala de Aula”.

Crie salas de aula

Ao acessar a plataforma, clique no símbolo “+” (no menu superior) e selecione “Criar turma”. Depois, insira as informações requisitadas e clique em “Criar”. Nessa etapa, o ideal é prever uma turma do Google Sala de Aula para cada disciplina e para cada classe. Mas não se preocupe: é possível criar diversas turmas diferentes, sem problemas.

Convide alunos para o Google Sala de Aula

Após criar uma turma, vá até a aba “Pessoas” e clique no botão para adicionar alunos. Então basta inserir os e-mails dos estudantes e enviar o convite. Outra forma de conceder acesso é informar aos alunos o código da turma que aparece no cabeçalho da aba inicial. Além disso, é possível adicionar outros professores responsáveis pela turma.

Planeje atividades

A aba “Atividades” é o recurso do Google Sala de Aula mais utilizado pelos professores. Afinal, ali é possível criar e postar inúmeros tipos de material para a turma. Desde simples apresentações de conteúdo até exercícios e testes, por exemplo. Aliás, você pode incluir anexos (como links, imagens e documentos) e prazo de entrega para cada uma das atividades. Além disso, se desejar, pode organizar tudo em tópicos, separando as atividades por temas. Para completar, a ferramenta é 100% integrada ao Google Drive, ao YouTube e aos demais apps do Google.

Vantagens do Google Sala de Aula

Como você pode perceber, a plataforma oferece uma solução completa para que os professores ministrem suas aulas a distância. Além disso, permite gerenciar várias turmas num só local – inclusive criando atividades de avaliação e lançando notas pelo próprio app. Nesse sentido, também é particularmente útil a aba “Notas”, que simplifica para o professor a gestão das avaliações dos alunos.

Em resumo, o Google Sala de Aula é projetado para servir como principal ferramenta de ensino na educação a distância. Aliás, quer saber como preparar a infraestrutura de TI da escola para usar todos os recursos da plataforma educacional Google? Então entre em contato agora mesmo com a HT Solutions e fale com um de nossos especialistas!

 

Foto: iStock/evgenyatamanenko

Compartilhe este artigo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Tópicos relacionados

Sobre a HT Solutions

A HT Solutions é especialista em soluções de infraestrutura de TI que proporcionam agilidade, desempenho e melhores resultados para empresas na era da transformação digital.

Braço de tecnologia do Grupo Herval, grupo econômico com mais de 60 anos de atuação na indústria e varejo, a HT conta com as mais elevadas certificações da fabricantes como HPE, HP, Dell e Lenovo e é um parceiro confiável no fornecimento de tecnologia para o setor público e privado.

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.