Google for Education: conheça as novidades da plataforma

Com as imposições provocadas pela pandemia, como sabemos, escolas do mundo todo precisaram migrar para o ensino remoto. Assim, a plataforma Google for Education foi uma das soluções de tecnologia educacional que mais viu seu número de usuários aumentar no último ano. Isso porque ela é uma solução completa, abarcando todas as ferramentas necessárias às aulas presenciais, online ou híbridas. Além disso, é facilmente adaptável à realidade de qualquer escola, pois oferece diferentes planos personalizáveis – incluindo uma versão gratuita.

Aliás, o Google for Education fica a cada dia mais robusto. Isso porque a gigante de tecnologia tem liberado diversas atualizações e novas funcionalidades desenvolvidas com apoio de profissionais da educação.

O que há de novo no Google for Education?

A seguir, confira as principais atualizações apresentadas pelo Google em sua plataforma educacional.

Mais facilidades no Google Sala de Aula

Uma das ferramentas mais utilizadas pelos professores com seus alunos, o Sala de Aula agora facilita mais tarefas dos educadores. Assim, uma das novidades é a importação de listas, que permite a criação e configuração de classes em escala. Além disso, com as atualizações, se tornou possível agendar tarefas para várias turmas de uma só vez.

Workspace for Education ainda mais seguro e colaborativo

O Workspace reúne os apps da plataforma Google for Education, como Sala de Aula, Documentos, Planilhas, Apresentações, Drive, Meet e Formulários. Aliás, todos eles receberam novos recursos de colaboratividade. Agora, por exemplo, alunos podem marcar colegas diretamente nos documentos usando o “@”. Depois, basta passar o cursor sobre o nome marcado para mandar e-mails, abrir o chat ou iniciar uma chamada de vídeo. Já os administradores do Workspace passaram a ter controles aprimorados de segurança. As modificações incluem possibilidade de decidir como os arquivos podem ser compartilhados dentro e fora da instituição através do Drive.

Mais inclusão no Google for Education

As atualizações da plataforma facilitam a participação, a interatividade e a inclusão dos alunos. Isso é mais perceptível no Meet, app dedicado às chamadas de vídeo em grupo. A nova versão do aplicativo permite que os professores vejam mais claramente quais estudantes usaram o recurso “levantar a mão”. Assim, podem passar a eles a palavra, estimulando a participação da classe. Além disso, o Meet agora oferece legendas em cinco idiomas e, em breve, dará suporte a legendas geradas em tempo real. Consequentemente, as chamadas ficarão ainda mais inclusivas – aprimorando a comunicação com alunos que apresentem deficiência auditiva, por exemplo.

Configurações automáticas no Meet

Com as atualizações, o app de chamadas de vídeo automatizou algumas ações para reuniões criadas através do Sala de Aula. Por exemplo, todos os professores de uma turma do Sala de Aula se tornam organizadores no Meet por padrão. Da mesma forma, quando um professor entra na chamada, todos os alunos que estavam em sala de espera são automaticamente admitidos na reunião. Além disso, o Meet agora dá mais controle aos organizadores, que podem trazer de volta à chamada principal alunos que estavam em salas temáticas.

Quer saber mais sobre o Google for Education e como ele pode revolucionar o ensino na sua escola? Então entre em contato com a HT Solutions agora mesmo e fale com um de nossos especialistas em tecnologia educacional!

 

Foto: iStock/nd3000

Compartilhe este artigo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Tópicos relacionados

Sobre a HT Solutions

A HT Solutions é especialista em soluções de infraestrutura de TI que proporcionam agilidade, desempenho e melhores resultados para empresas na era da transformação digital.

Braço de tecnologia do Grupo Herval, grupo econômico com mais de 60 anos de atuação na indústria e varejo, a HT conta com as mais elevadas certificações da fabricantes como HPE, HP, Dell e Lenovo e é um parceiro confiável no fornecimento de tecnologia para o setor público e privado.

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.