Como o Google for Education turbina o ensino presencial

Superados os principais desafios impostos pela pandemia, em 2022 as escolas voltarão as receber seus alunos em sala de aula. Porém, isso não significa retornar exatamente ao mesmo modelo educacional que era praticado até 2020. Afinal, está surgindo um novo ensino presencial – mais dinâmico, flexível e tecnológico – e as escolas precisarão se adaptar. Para tanto, podem contar com as (muitas!) soluções do Google for Education, a plataforma educacional do Google.

 

A companhia perfeita para o novo ensino presencial

Com dispositivos e apps desenvolvidos especialmente para uso no ensino, a plataforma do Google é a mais completa do mercado de tecnologia para educação. Por isso, consegue atender a todos os requisitos do novo ensino presencial.

Abaixo, confira mais detalhes sobre as características desse novo modelo e veja como o Google for Education responde às suas demandas.

Dinamismo e tecnologia

Durante o período de EaD, na pandemia, os alunos nativos digitais finalmente tiveram contato com uma educação mais tecnológica. Ou seja, uma abordagem que falava a sua língua. Consequentemente, eles agora esperam encontrar esse mesmo estilo de aula no retorno ao presencial. E o Google for Education oferece duas excelentes soluções nesse sentido.

Primeiro, os Chromebooks – modernos computadores desenvolvidos especificamente para uso em sala de aula. Depois, a suíte Google Workspace for Education, com apps que tornam as atividades mais colaborativas e dinâmicas. Aliás, o uso conjunto dessas soluções facilita à escola implementar metodologias ativas e trabalhar as competências previstas na Base Nacional Comum Curricular.

Produtividade para o corpo docente

No novo ensino presencial, a tecnologia também deverá ser usada para melhorar as condições de trabalho dos professores. Afinal, já não faz sentido que eles precisem dedicar várias horas semanais a tarefas que podem ser facilmente automatizadas. Para tanto, basta usar o Google Sala de Aula, aplicativo gratuito incluso na suíte do Google for Education. Afinal, o app consegue monitorar prazos de entrega, corrigir provas objetivas, calcular notas e processar listas de presença. Logo, facilita muito o trabalho do professor, que fica livre para dedicar mais tempo ao ensino propriamente dito.

Interação com a comunidade escolar

Ao longo da pandemia, as reuniões entre pais e professores, que antes eram presenciais, passaram a ser feitas online. Com isso, percebeu-se que a comunicação entre família e escola ficou muito mais ágil e eficiente. Logo, essa é uma prática que deve continuar no novo ensino presencial, através de apps como o Meet. Além disso, a plataforma do Google oferece outras ferramentas de interação para coleta de feedback, a exemplo do Forms. Com ele, a instituição consegue monitorar facilmente as críticas, elogios e sugestões da comunidade escolar. E, assim, pode se aperfeiçoar, tomando decisões estratégicas baseadas em dados concretos.

Segurança de dados

Em 2020 entrou em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que exige das escolas maiores cuidados com a segurança digital de seus alunos. Tanto em relação à confidencialidade de dados sensíveis quanto aos próprios ambientes virtuais acessados pelos estudantes. Ou seja, se o aluno for exposto a conteúdo impróprio através de um dispositivo fornecido pela escola, a instituição é responsabilizada.

Felizmente, o Google for Education consegue oferecer a proteção necessária para todas as partes envolvidas. Isso é feito através da licença Chrome Education Upgrade (CEU), vinculada a cada Chromebook da instituição. Com o CEU, a escola gerencia remotamente todo o seu parque de dispositivos, podendo implementar avançadas políticas de segurança nos computadores. Assim, garante que nenhum Chromebook seja usado para fins que não sejam estritamente educacionais. E, dessa forma, protege tanto os alunos quanto a si mesma.

Versatilidade de uso

2022 promete retomar os encontros em sala de aula. Porém, precisamos continuar preparados para lidar com cenários adversos. E essa é mais uma vantagem da plataforma Google for Education: sua versatilidade de uso. Afinal, ao mesmo tempo em que atende às demandas do novo ensino presencial, também pode facilmente ser utilizada em outros formatos, como remoto ou híbrido. Ou seja: é uma solução realmente completa, que garante qualidade e segurança ao ensino sob quaisquer condições.

Quer avaliar o quão preparada sua escola está para o novo ensino presencial? Então faça um rápido teste neste link e obtenha os resultados na hora. Além disso, você pode baixar um guia do novo ensino presencial para preparar o retorno às aulas em 2022!

 

Foto: iStock/Halfpoint

Compartilhe este artigo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Tópicos relacionados

Sobre a HT Solutions

A HT Solutions é especialista em soluções de infraestrutura de TI que proporcionam agilidade, desempenho e melhores resultados para empresas na era da transformação digital.

Braço de tecnologia do Grupo Herval, grupo econômico com mais de 60 anos de atuação na indústria e varejo, a HT conta com as mais elevadas certificações da fabricantes como HPE, HP, Dell e Lenovo e é um parceiro confiável no fornecimento de tecnologia para o setor público e privado.

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.