Aprendizagem ativa: como adotar essa técnica no EaD

aprendizagem ativa

O aluno como protagonista do seu próprio processo de aprendizado. É com essa proposta que a técnica da aprendizagem ativa vem, há alguns anos, ganhando espaço nas escolas. Assim, sai definitivamente de cena aquele modelo conservador de aula, em que um professor falava e os estudantes só escutavam. Afinal, o novo método incentiva que os alunos não apenas interajam, como também opinem sobre a própria estrutura da aula. Dessa forma, ajudam até mesmo a decidir quais conteúdos serão abordados e a forma como isso será feito.

Assim, a implementação da aprendizagem ativa pede, antes de mais nada, ótima comunicação entre educadores e educandos. Aliás, no contexto do ensino remoto, nenhuma plataforma oferece mais recursos neste sentido do que a Google for Education. Isso porque a solução educacional do Google disponibiliza inúmeras ferramentas com foco na interatividade. Abaixo, confira mais detalhes sobre as principais delas.

3 recursos do Google ideais para a aprendizagem ativa

1.     Meet

Quando se trata de comunicação eficiente via internet, o Google Meet é sempre uma referência. Isso porque o app permite realizar vídeo chamadas com pelo menos 100 pessoas com ótima qualidade de áudio e vídeo. Assim, pode ser usado pelos professores tanto para reuniões com grupos de alunos quanto para conferências com a turma inteira. Além disso, o Meet oferece recursos que vão totalmente ao encontro da proposta da aprendizagem ativa. É o caso, por exemplo, do botão “levantar a mão”, das lousas interativas digitais e das enquetes em tempo real. Assim, com essas ferramentas, a participação dos estudantes é incentivada e facilitada.

2.     Google Sala de Aula

A interatividade também pode ser trabalhada dentro do Google Sala de Aula. Afinal, o ambiente se propõe a adaptar para o universo online a dinâmica das classes presenciais. Logo, no Sala de Aula o professor pode não apenas expor conteúdos e enviar materiais, como abrir espaço para discussões. Para tanto, basta habilitar a permissão para que os alunos façam publicações e comentários públicos no mural da turma.

3.     Formulários

O Formulários é outro recurso do Google que é muito útil no contexto educacional, especialmente sob a ótica da aprendizagem ativa. Afinal, o propósito da ferramenta é justamente facilitar a elaboração e aplicação de testes, pesquisas e enquetes. Dessa forma, o professor pode consultar a turma sobre métodos de ensino, tipos de atividades e formas de avaliação. Aliás, ao participarem ativamente dessas decisões, os estudantes se envolvem mais no processo, comprometendo-se intensamente com o próprio aprendizado.

Quer saber como utilizar os recursos acima e trabalhar a aprendizagem ativa em sua escola com o Google for Education? Então entre em contato agora mesmo com a HT Solutions e fale com um de nossos especialistas!

Foto: iStock/Lacheev

Compartilhe este artigo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Tópicos relacionados

Sobre a HT Solutions

A HT Solutions é especialista em soluções de infraestrutura de TI que proporcionam agilidade, desempenho e melhores resultados para empresas na era da transformação digital.

Braço de tecnologia do Grupo Herval, grupo econômico com mais de 60 anos de atuação na indústria e varejo, a HT conta com as mais elevadas certificações da fabricantes como HPE, HP, Dell e Lenovo e é um parceiro confiável no fornecimento de tecnologia para o setor público e privado.

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.