Diversidade no setor de tecnologia fomenta a inovação

diversidade

A diversidade é essencial para inovar nos negócios. Afinal, quando cabeças diferentes pensam juntas, elas geralmente chegam a soluções mais criativas para os desafios do mercado. Por isso, as grandes empresas de tecnologia têm feito esforços para formar equipes plurais, com pessoas de várias etnias, identidades de gênero, orientações sexuais e trajetórias de vida. Essa soma de elementos garante perspectivas mais ricas.

A jornada, contudo, tem sido longa – especialmente quando observamos as posições de liderança nas organizações. Você já percebeu que os membros de conselhos e diretorias são, na maior parte, homens brancos? Já se perguntou por que mulheres, negros ou mesmo pessoas com deficiência dificilmente chegam aos cargos mais altos?

Não se trata de falta de habilidade desses colaboradores para ocupar um posto importante. Em muitos casos, o que falta é oportunidade de mostrar o talento. Isso porque, quando um grupo homogêneo toma as decisões, a tendência é que ele privilegie seus semelhantes em detrimento dos indivíduos que fogem ao padrão. Mas há como mudar esse cenário.

Como a HPE aborda diversidade e inclusão

A Hewlett-Packard Enterprise é um exemplo de companhia que desenvolve uma cultura inclusiva. Segundo Antonio Neri, presidente e CEO da HPE, “as discussões atuais sobre racismo, inclusão e diversidade demonstram a importância de se tomar ações ousadas para criar um futuro mais equânime e sustentável”.

Isso é feito com a adoção de algumas políticas institucionais. Uma delas é a política de não discriminação. Assim, todo colaborador deve ser acolhido e respeitado, independentemente de suas características físicas, emocionais ou intelectuais.

Também há a política para um local de trabalho livre de assédio. Aqui se incluem desde abusos morais, como falas ofensivas, até a importunação sexual. Essa medida previne que colegas sofram ameaças ou se sintam numa posição inferiorizada. Assim, podem denunciar eventuais comportamentos inadequados de um chefe sem medo de sofrer represálias, nem prejudicar a própria carreira.

O que a HPE e outras gigantes da tecnologia têm feito é corrigir problemas históricos das culturas organizacionais mundo afora. Afinal, é preciso que toda e qualquer pessoa se sinta confortável no ambiente corporativo. Dessa maneira, as equipes atuam com mais motivação, gerando resultados ainda melhores para os negócios.

Como trabalhar a diversidade na sua empresa

As iniciativas da HPE podem inspirar posturas de diversidade e inclusão na sua empresa. Confira algumas sugestões para trabalhar esses temas com o público interno:

  • Defina um código de conduta e ética para nortear as relações entre funcionários e gestores, salientando o respeito pelas características pessoais;
  • Enriqueça o repertório de seus colaboradores, chamando palestrantes para tratar de assuntos como machismo, racismo, capacitismo e preconceito contra a população LGBTQIA+;
  • Tenha políticas de RH mais inclusivas (algumas empresas estipulam cotas para recrutar talentos de perfis variados, contanto que atendam às competências para o cargo);
  • Mantenha um canal de ouvidoria para apurar possíveis casos de discriminação ou identificar oportunidades de melhoria. Vale até caixinha de sugestões.

Lembre-se: as discussões sobre diversidade na tecnologia estão ajudando a formar um mundo melhor e mais justo para as futuras gerações. Com certeza, seu empreendimento pode contribuir para essa transformação.

 

Foto: iStock/alphaspirit

Compartilhe este artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Tópicos relacionados

Sobre a HT Solutions

A HT Solutions é especialista em soluções de infraestrutura de TI que proporcionam agilidade, desempenho e melhores resultados para empresas na era da transformação digital.

Braço de tecnologia do Grupo Herval, grupo econômico com mais de 60 anos de atuação na indústria e varejo, a HT conta com as mais elevadas certificações da fabricantes como HPE, HP, Dell e Lenovo e é um parceiro confiável no fornecimento de tecnologia para o setor público e privado.

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.