Dicas para conquistar mais agilidade na TI da sua empresa

Quem tem empresa sabe como as demandas de hoje não são as mesmas de, digamos, dois anos atrás. Nesse cenário de mudanças tão repentinas, uma das poucas certezas é a de que um negócio precisa se adaptar para sobreviver. No que diz respeito à tecnologia, isso inclui buscar mais agilidade na TI.

Trata-se de um desafio e tanto. Afinal, equipamentos legados e softwares caros nem sempre acompanham a evolução do mercado. Na verdade, essa estrutura tecnológica pode até ficar “paquidérmica”, desperdiçando recursos e freando a produtividade das equipes.

Como garantir mais agilidade na TI de sua empresa

Pensando nessas questões, o site gringo CIO conversou com diversos líderes de TI para saber como eles tentam manter sua área mais ágil. Abaixo, pinçamos alguns destaques. Acompanhe:

1. Tenha prioridades claras

Ao desenvolver um projeto de TI para a companhia, você deve ter uma visão bem nítida do que espera: unificar a experiência do consumidor em todos os canais? Modernizar o sistema interno para funcionamento na nuvem? Padronizar os processos de coleta e armazenamento de dados?

Dito assim, pode parecer óbvio. Porém, o fato é que muita gente vê as soluções tecnológicas como caminhos mágicos para resolver qualquer problema – o que está bem longe da realidade. Lembre-se: sem saber direito quais são os resultados almejados, fica difícil identificar o produto ou serviço que os proporcionará.

Saiba mais: Como calcular o investimento em TI

2. Pense um passo adiante

Softwares recebem updates o tempo todo. Já hardwares podem ficar obsoletos em poucos anos. Além disso, as invasões cibernéticas estão cada vez mais avançadas e capazes, inclusive, de driblar a tecnologia existente.

Portanto, os profissionais de TI vêm usando o conceito de ciber-resiliência. Isso significa antecipar-se a desafios de segurança que talvez nem existam ainda.

Outra dica é migrar a infraestrutura para a nuvem, usando plataformas como GreenLake e Aruba Central. Assim, você pode obter o serviço conforme a demanda. Se a carga de trabalho aumentar ou diminuir inesperadamente, basta ajustar o pacote contratado, sem necessidade de substituir equipamentos nem de estourar o orçamento por causa de um data center físico.

3. Automatize para descomplicar

Um dos trunfos da tecnologia é o potencial para automatizar tarefas repetitivas. Dessa forma, os colaboradores ficam livres para dedicar mais tempo e energia a atividades estratégicas, que exijam criatividade.

Vale lembrar que muitos sistemas corporativos contam com Inteligência Artificial para compilar dados, analisar cenários e sugerir melhorias nos processos. Isso sem falar de Internet das Coisas, veículos autônomos e outras estratégias de automatização nas empresas, como já comentamos aqui no blog.

4. Livre-se da parafernália

Por outro lado, a quantidade de dispositivos eletrônicos no escritório pode complicar as coisas. De repente, são tantos equipamentos atuando em conjunto que a infraestrutura de TI fica complexa demais – e mais suscetível a falhas.

Nessas horas, é importante encontrar soluções que sejam fáceis de instalar e de usar. Uma plataforma como HPE Primera, por exemplo, pode ser configurada em poucos minutos. Com um detalhe: cada componente da rede pode ser desconectado, atualizado ou reiniciado de maneira independente, sem interromper o sistema inteiro.

Bem mais prático assim, hein? Garantimos que, com as soluções certas, sua equipe poupa o recurso mais precioso de todos: o tempo.

Leia também: Transformação digital e o papel da TI no sucesso dos negócios

Quer conhecer outros produtos e serviços que podem trazer agilidade à TI de sua empresa? Então fale com a HT Solutions. Nossos técnicos encontrarão as opções mais adequadas à sua necessidade, e com valores que cabem no seu orçamento. Aproveite!

 

Foto: iStock.com/Natee127

Compartilhe este artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Tópicos relacionados

Sobre a HT Solutions

A HT Solutions é especialista em soluções de infraestrutura de TI que proporcionam agilidade, desempenho e melhores resultados para empresas na era da transformação digital.

Braço de tecnologia do Grupo Herval, grupo econômico com mais de 60 anos de atuação na indústria e varejo, a HT conta com as mais elevadas certificações da fabricantes como HPE, HP, Dell e Lenovo e é um parceiro confiável no fornecimento de tecnologia para o setor público e privado.

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.