Descubra os recursos inclusivos do Google for Education

Recursos de acessibilidade na escola garantem que todos os jovens sejam atendidos, independentemente de suas deficiências ou necessidades específicas. E, graças à tecnologia, é possível proporcionar um ambiente de ensino muito mais inclusivo. A seguir, veja como o Google for Education contribui para envolver todos os alunos na lição, qualquer que seja seu jeito de aprender.

Acessibilidade com Google for Education: questão de design

O Google acredita que um ótimo design é, entre outras coisas, um design acessível. Afinal, quando se elimina as barreiras do ambiente, qualquer usuário consegue atingir seu potencial máximo.

Por isso, os produtos Google for Education são pensados com foco em acessibilidade. Tanto o Chromebook quanto o Google Workspace trazem ferramentas para atender às mais variadas necessidades dos estudantes. Confira algumas delas:

Chromebook

Auxílios visuais: é possível ajustar o tamanho da fonte e o contraste da tela, melhorando a experiência de pessoas com baixa visão ou daltonismo.

Áudio mono: com essa configuração, o mesmo som é reproduzido nos dois autofalantes. Ideal para quem tem surdez em um dos ouvidos.

Interface voice-first: alunos com baixa visão ou cegos podem selecionar um trecho específico do texto e reproduzi-lo de maneira falada. Também há o ChromeVox, que lê o conteúdo da tela durante a navegação.

Vale lembrar que as configurações do Chromebook são personalizáveis conforme o usuário. Ou seja: elas são aplicadas assim que o estudante faz login em qualquer dispositivo. Desse modo, não é necessário ter uma máquina para uso exclusivo de pessoas com deficiência.

Saiba mais: Conheça os diferenciais do Chromebook para a Educação

Google Workspace

Closed caption: as legendas, geradas em tempo real, permitem que pessoas surdas ou com baixa audição acompanhem as aulas.

Digitação por voz: quem tem alguma deficiência motora pode encontrar dificuldade para usar o teclado físico. Por isso, a ferramenta possibilita escrever ou editar o texto de um documento apenas com a fala.

Braile: o Google Workspace tem suporte para display em braile. Esse dispositivo, acoplado ao computador, traduz o conteúdo da tela, gerando combinações em alto e baixo relevo para o usuário realizar a leitura tátil. Funciona com documentos de texto, slides e planilhas.

Leitor de tela: outro recurso para estudantes com deficiência visual. Permite a ampliação do conteúdo, além de descrever em áudio as informações visuais da tela.

A importância da acessibilidade nas escolas

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o país tem pelo menos 45 milhões de pessoas com alguma deficiência. É quase 25% da população.

Frente a tamanha diversidade, não dá para esperar que todos os estudantes assimilem o conteúdo da mesma forma. Cada um tem necessidades específicas – e, quando elas são atendidas, o caminho fique livre para a aprendizagem.

A acessibilidade do Google for Education faz justamente isso: entrega ferramentas para que os alunos tenham plena condição de se desenvolver no ambiente escolar. Ainda, eles conquistam mais autonomia, pois não dependem de um intérprete ou auxiliar para acompanhar as aulas.

Saiba mais: 3 razões para adotar o Google for Education em sua escola

Gostou do conteúdo de hoje? Tem interesse em implementar o Google for Education na sua instituição de ensino? Então fale com a HT Solutions. Nosso time é especialista em soluções de TI para organizações de todos os tamanhos e segmentos.

 

Foto: iStock/Sladic

Compartilhe este artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Tópicos relacionados

Sobre a HT Solutions

A HT Solutions é especialista em soluções de infraestrutura de TI que proporcionam agilidade, desempenho e melhores resultados para empresas na era da transformação digital.

Braço de tecnologia do Grupo Herval, grupo econômico com mais de 60 anos de atuação na indústria e varejo, a HT conta com as mais elevadas certificações da fabricantes como HPE, HP, Dell e Lenovo e é um parceiro confiável no fornecimento de tecnologia para o setor público e privado.

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.