Crimes virtuais: 3 ações para proteger sua empresa

crimes virtuais

O Brasil é recordista em crimes virtuais na América Latina. Segundo levantamento da companhia de cibersegurança Kaspersky, o país registrou 46,69% dos ataques de ransomware na região até outubro de 2020, seguido de México (22,57%) e Colômbia (8,07%). O alvo principal, como já seria de se imaginar, foram as empresas.

Diante de um cenário cada vez mais perigoso, é preciso atualizar a infraestrutura de TI do seu negócio. Portanto, que tal saber mais sobre ameaças aos sistemas digitais e conhecer soluções que garantem a devida proteção dos dados?

Ransomware e phishing ameaçam as empresas

Um dos mais populares crimes virtuais da atualidade, o ransomware consiste numa espécie de sequestro digital. Os criminosos invadem a rede da organização para capturar informações sigilosas. Depois, criptografam esses dados e cobram resgate para devolver o acesso aos usuários.

A prática tem sido muito usada contra hospitais e órgãos públicos. De acordo com a Kaspersky, a pandemia de covid-19 tornou o setor de saúde especialmente visado. Já o ataque ao sistema do Superior Tribunal de Justiça, em novembro de 2020, paralisou suas atividades por alguns dias.

Mas empresas de outros segmentos também não escapam. Há mais de 1,3 milhão de ações de ransomware identificadas na América Latina, causando um prejuízo estimado em cerca de US$ 700 mil por ataque.

Além do sequestro digital, vale mencionar o phishing – um dos crimes virtuais mais sorrateiros, pois explora o fator humano. Nesse tipo de golpe, são usadas imitações de sites de bancos ou de compras, por exemplo. Já a isca é enviada por e-mail, SMS ou mensagem no WhatsApp. Então, ao acessar o link fajuto, o usuário acaba entregando informações como CPF, número do cartão de crédito e senha.

O estudo da Kaspersky aponta que ataques por e-mail correspondem a apenas 15% do total dos crimes virtuais. Mesmo assim, os usuários devem estar atentos para não acessar conteúdo duvidoso. Afinal, um único vacilo basta para abrir uma porta para os cibercriminosos.

Como proteger seu negócio dos crimes virtuais

O cenário parece desolador, mas acredite: é possível combater essas ameaças virtuais. Para tanto, basta montar uma infraestrutura de TI que atenda às demandas do mercado atual. Assim, confira três dicas para atualizar os sistemas de seu negócio:

1. Informe-se sobre a LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados é um dispositivo que força as organizações a adotarem protocolos mais rígidos de segurança. O texto oficial prevê multas astronômicas para quem deixar passar eventuais vazamentos de dados. Portanto, informe-se sobre as normas vigentes e providencie as adaptações necessárias ao seu parque tecnológico.

2. Atualize sua infra

Servidores antigos custam mais caro à empresa, pois requerem manutenção frequente. A defasagem também abre brechas de segurança, facilitando a ação de hackers.

Para se ter uma ideia, ainda há muitas organizações que utilizam versões ultrapassadas do Windows. E a própria Microsoft deixou de oferecer suporte aos modelos antigos do sistema operacional. Assim, cabe o questionamento: você tem certeza de que seu sistema informático está 100% seguro?

3. Invista num backup inteligente

Por mais poderosos que sejam o antivírus e o firewall, ataques graves podem ocorrer. Nessas horas, é indispensável contar com a boa (e recente) cópia de segurança dos arquivos.

Aliás, já existem soluções para um backup seguro, rápido e que otimiza o espaço de armazenamento dos dados. Algumas opções são HPE SimpliVity e o conjunto 3PAR/Primera/Nimble + StoreOnce + RMC. Inclusive, vale a pena acessar nosso post sobre janela de backup e conferir todos os detalhes!

Esperamos que o conteúdo de hoje tenha sido útil para você. Conte com a HT Solutions para oferecer as melhores estruturas de TI à sua empresa. Precisando de mais informações, é só entrar em contato conosco!

 

Foto: iStock/ChristianChan

Compartilhe este artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Tópicos relacionados

Sobre a HT Solutions

A HT Solutions é especialista em soluções de infraestrutura de TI que proporcionam agilidade, desempenho e melhores resultados para empresas na era da transformação digital.

Braço de tecnologia do Grupo Herval, grupo econômico com mais de 60 anos de atuação na indústria e varejo, a HT conta com as mais elevadas certificações da fabricantes como HPE, HP, Dell e Lenovo e é um parceiro confiável no fornecimento de tecnologia para o setor público e privado.

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.