Comunicação interna tem papel crucial na segurança de dados

segurança de dados

Muitas falhas de cibersegurança acontecem por causa de erro humano. Por isso, sua empresa deve contar com uma política de proteção de dados que atinja todos os colaboradores. Nesse cenário, a comunicação interna é uma ferramenta indispensável para afinar o discurso e levar a mensagem adiante. A seguir, confira detalhes que ajudarão a fortalecer a segurança de dados da sua empresa.

Para que serve a comunicação interna?

Ações de comunicação interna e endomarketing têm um objetivo bem claro: transmitir a filosofia organizacional a todos os setores da companhia. Afinal, não basta traçar objetivos estratégicos ou definir missão, visão e valores. É preciso ir além, fazendo com que esse pensamento chegue a cada um dos colaboradores.

A informação está na base de tudo. Equipes bem-informadas sobre processos internos conseguem se engajar melhor em suas tarefas. Afinal, entendem melhor qual é seu papel dentro da empresa e quais são os resultados esperados.

Partindo dessa perspectiva, também é importante criar protocolos para padronizar as rotinas da companhia, evitando ruídos entre os diferentes setores. A ideia é que todos saibam o que precisa ser feito, como executar cada procedimento e quais as suas consequências.

O fator humano e a segurança de dados

Agora chegamos ao assunto-chave do post de hoje: a segurança de dados. Não é raro encontrar usuários que se atrapalham com novas tecnologias. Aprender o funcionamento de um software e as boas práticas relacionadas pode levar tempo.

Só que, em se tratando de segurança de dados, cada movimento pode ter consequências graves. Basta alguém abrir um link suspeito de um e-mail e pronto: a rede inteira fica suscetível a malwares. Imagine, então, quando a equipe ainda não sabe quais comandos acionar, onde clicar, como proceder em caso de falhas…

Aliás, mesmo que o sistema bloqueie sites suspeitos e softwares maliciosos, ainda há o fator humano. Já pensou se uma pessoa posta conteúdo sigiloso da empresa nas redes sociais, por exemplo? Aí não há firewall que impeça o vazamento de dados.

Portanto, deve haver um esforço de comunicação interna para todos os colaboradores conhecerem as políticas de segurança adotadas pela instituição. Consequentemente, essa conscientização uniforme ajudará a diminuir bastante as ameaças ao ecossistema de TI.

Ações internas para reforçar a cibersegurança na empresa

Os recursos e a linguagem utilizados nesse tipo de ação variam. A estratégia vai depender da mensagem a ser repassada e da forma como as equipes estão acostumadas a assimilar informação. De todo modo, aqui estão algumas sugestões de materiais a serem produzidos para melhorar a comunicação interna:

  1. Guia de boas práticas. O documento pode usar textos simples e objetivos, explicando o que fazer e o que não fazer no ambiente corporativo. Por exemplo, há empresas que desaconselham os funcionários a instalar aplicativos em suas estações de trabalho.
  2. Vídeos explicativos. Esse conteúdo pode ser enviado por e-mail ou mesmo por mensagem de celular. Cada um deve oferecer uma dica rápida sobre cuidados para reforçar a segurança de dados.
  3. Checklist. Essa opção é ótima aliada das equipes que cumprem várias pequenas tarefas. Assim, que tal incluir na lista algumas ações como realizar backup dos arquivos e passar antivírus na máquina? Às vezes, é preciso criar esses lembretes para introjetar novos hábitos no dia a dia, fortalecendo a segurança de dados.

Gostou das sugestões? Esperamos que o artigo de hoje tenha sido útil. Se quiser se aprofundar no tema, confira nosso post sobre atualização de infraestrutura de TI. Afinal, esse é outro ponto indispensável para reforçar a segurança de dados em sua empresa. Boa leitura!

 

Foto: iStock/MissTuni

Compartilhe este artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Tópicos relacionados

Sobre a HT Solutions

A HT Solutions é especialista em soluções de infraestrutura de TI que proporcionam agilidade, desempenho e melhores resultados para empresas na era da transformação digital.

Braço de tecnologia do Grupo Herval, grupo econômico com mais de 60 anos de atuação na indústria e varejo, a HT conta com as mais elevadas certificações da fabricantes como HPE, HP, Dell e Lenovo e é um parceiro confiável no fornecimento de tecnologia para o setor público e privado.

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.