Composable Infrastructure: prepare sua TI para o futuro

composable infrastructure

O óbvio precisa ser dito: uma empresa com sistemas de TI tradicionais deve se preocupar em manter a infraestrutura operante. Ao mesmo tempo, vê-se obrigada a investir em novas aplicações para tecnologias móveis e na nuvem. São as demandas do mercado atual, afinal de contas. Por isso, neste artigo apresentaremos o conceito de Composable Infrastructure. Como se verá, trata-se da melhor solução para criar um ambiente ágil e de alta performance em qualquer cenário corporativo.

Por que falar em Composable Infrastructure

A TI das organizações costumava se basear numa estrutura física de redes, servidores e dispositivos de armazenamento. Porém, com o passar do tempo e o acúmulo de dados, data centers desse tipo acabam demandando hardware cada vez mais robusto. Então a saída é priorizar a estabilidade em detrimento da agilidade. Mas, obviamente, isso cria um parque insustentável, caro demais e que simplesmente atrasa o avanço da empresa.

Aliás, o desafio de quem pretende ultrapassar a concorrência vai na contramão dessa lógica. Isso porque é necessário cortar custos e melhorar a velocidade operacional. Ou seja: deve-se pensar numa nova arquitetura, que abra espaço para a inovação, sem prejuízo à eficiência do workload original.

Mas como fazer isso? Ora, com a Composable Infrastructure. Afinal, esse modelo permite que diferentes núcleos de computação, armazenamento e rede se juntem de maneira dinâmica à estrutura. Assim, a TI pode dar conta de demandas variadas, tanto nas aplicações tradicionais quanto em serviços de cloud e mobile.

Como funciona?

Em linhas gerais, a solução se baseia num conjunto de “blocos” – como se fossem peças de um brinquedo de montar. Cada unidade pode ser acoplada, desmembrada e reagrupada em poucos segundos, de acordo com as necessidades da organização naquele momento. Consequentemente, tal característica permite prover recursos de TI com bastante agilidade, mais ou menos como nos serviços de nuvem pública. A diferença é que a Composable Infrastructure une virtualização, cloud e estrutura física num mesmo ambiente. E o melhor: tudo pode ser configurado com uma única linha de código, a partir de uma interface (API) unificada.

HPE Synergy: sua plataforma de Composable Infrastructure

Estamos falando de um novo paradigma para a TI corporativa. Isto é, acabou aquela história de coordenar múltiplas ferramentas e gastar semanas para fazer a infraestrutura funcionar. Isso porque a abordagem Composable resolve a configuração em minutos, além de automatizar diversas operações. Aliás, até a atualização de firmware ocorre sem interferência humana, reduzindo o tempo necessário e a probabilidade de erro.

Parece interessante? Então sua empresa pode ingressar nessa realidade com o HPE Synergy. Trata-se da primeira plataforma elaborada desde o começo para Composable Infrastructure. Dessa forma, esta solução diminui a complexidade do workload tradicional e entrega alta velocidade para novas aplicações e serviços. Inclusive, você pode utilizar computação física ou virtual, nuvem híbrida e muito mais!

Entre os diferenciais de HPE Synergy, destacamos os seguintes:

  1. Alta performance para aplicativos mobile e na nuvem;
  2. Interface única para gerenciar toda a infraestrutura de TI;
  3. Crescimento em escala, conforme a necessidade de expansão da empresa;
  4. Adaptabilidade às mais diversas demandas;
  5. Custos compatíveis com as possibilidades financeiras da organização.

Lembre-se: o mercado está mudando, e novas tecnologias surgem regularmente. Nesse contexto, seu data center tem que estar preparado para atender aos próximos desafios. A Composable Infrastructure do HPE Synergy entrega flexibilidade para você se adaptar facilmente à TI do futuro. Entre em contato com a HT Solutions e saiba mais.

 

Foto: iStock/ SasinParaksa

Compartilhe este artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Tópicos relacionados

Sobre a HT Solutions

A HT Solutions é especialista em soluções de infraestrutura de TI que proporcionam agilidade, desempenho e melhores resultados para empresas na era da transformação digital.

Braço de tecnologia do Grupo Herval, grupo econômico com mais de 60 anos de atuação na indústria e varejo, a HT conta com as mais elevadas certificações da fabricantes como HPE, HP, Dell e Lenovo e é um parceiro confiável no fornecimento de tecnologia para o setor público e privado.

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.