Como melhorar o controle de acesso remoto à empresa

O acesso remoto é um trunfo para as organizações que adotam o teletrabalho. Com essa tecnologia, os colaboradores em home office podem utilizar softwares e arquivos instalados numa máquina distante – que esteja na sede da empresa, por exemplo.

Assim, é possível economizar despesas. Afinal, basta investir numa única workstaton para executar as tarefas complexas, que exijam alto poder de processamento do computador. Quando alguém de fora precisar desse recurso, basta fazer login na rede corporativa a partir de um notebook comum.

Os desafios do acesso remoto à rede corporativa

Apesar das facilidades, a grande questão que se impõe diz respeito à segurança de dados. Isso porque, quanto mais pontos de acesso a um sistema, maiores as chances de brechas no processo.

Imagine a cena: se o uso da workstation é permitido apenas no local, haverá um acesso de cada vez. Porém, quando abrimos a possibilidade de uso remoto, pode haver dezenas de acessos ao mesmo tempo. É como se uma residência tivesse 50 portas de entrada em vez de uma só.

Controlar as idas e vindas de tanta gente fica difícil, não é mesmo? Ainda mais quando não sabemos se todos os usuários tomam cuidado para barrar a presença de intrusos.

Vale lembrar que a maioria das falhas de segurança acontece devido a erro humano. A pessoa acessa um site suspeito, ou abre um anexo malicioso no e-mail, e pronto: os cibercriminosos invadem a rede corporativa. Nos piores cenários, pode haver vazamento de informações sigilosas e até sequestro de dados, o temido ransomware.

Saiba mais: Sua empresa está adequada à Lei Geral de Proteção de Dados?

Melhorando o controle de acesso dos colegas em home office

Para prevenir problemas, seu negócio deve adotar estratégias que melhorem o acesso remoto dos colaboradores em regime de teletrabalho. Abaixo, separamos algumas sugestões de boas práticas. Confira:

  1. Se possível, distribua à equipe dispositivos para uso exclusivo de trabalho. Cada colaborador pode ter seu notebook corporativo, por exemplo.
  2. Também vale oferecer um “auxílio banda larga” aos funcionários. É que uma conexão rápida e estável torna a experiência de trabalhar on-line mais produtiva.
  3. Oriente os colaboradores a seguirem protocolos de segurança cibernética, como adotar senhas fortes, manter o antivírus atualizado e nunca clicar em links suspeitos.
  4. Faça backup dos arquivos, especialmente os mais sensíveis ou importantes para a empresa.
  5. Invista num sistema inteligente para o controle de acesso remoto.

Saiba mais: O que falta para sua empresa evitar incidentes de segurança?

A HT Solutions oferece soluções de TI para empresas de qualquer tamanho. No nosso portfólio, temos diversas opções para tornar o acesso remoto ainda mais seguro.

Uma delas é o Aruba ClearPass. Essa plataforma permite o monitoramento fácil de todos os dispositivos conectados à rede corporativa. Ainda, é possível definir níveis de acesso remoto. Ou seja: você decide quem tem autorização para acessar o sistema e quais arquivos essa pessoa conseguirá visualizar.

Gostou? Nós também oferecemos outros produtos e serviços que vão acelerar a sua transformação digital. Fale conosco e saiba como podemos ajudar o seu negócio.

 

Foto: iStock/Jovanmandic

Compartilhe este artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Tópicos relacionados

Sobre a HT Solutions

A HT Solutions é especialista em soluções de infraestrutura de TI que proporcionam agilidade, desempenho e melhores resultados para empresas na era da transformação digital.

Braço de tecnologia do Grupo Herval, grupo econômico com mais de 60 anos de atuação na indústria e varejo, a HT conta com as mais elevadas certificações da fabricantes como HPE, HP, Dell e Lenovo e é um parceiro confiável no fornecimento de tecnologia para o setor público e privado.

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.