Como cultivar habilidades de liderança (em qualquer cargo)

liderança

As habilidades de liderança são importantes em qualquer estágio da carreira. Isso porque, se você pretende crescer na profissão, precisa demonstrar que já tem o talento necessário para comandar uma equipe.

Evidentemente, isso não significa desobedecer às ordens da chefia, muito menos tomar decisões importantes sem comunicar aos colegas. Na verdade, estamos falando de aprimorar seu potencial nos momentos oportunos. Mas… como fazer isso? Abaixo listamos três formas de ser líder, qualquer que seja o cargo que você ocupe atualmente.

Proatividade é característica dos líderes

Um bom líder deve ter iniciativa. Essa é a pessoa que apresenta a solução para os problemas, de preferência antes mesmo que eles aconteçam.

Talvez você ainda não tenha poder de decisão estratégica em seu emprego atual. Porém, pode encontrar oportunidades de melhoria e sugeri-las à gerência.

Por exemplo, digamos que o sistema do seu escritório seja lento demais, daqueles que travam o andamento das tarefas e derrubam a produtividade da equipe. Aí você descobre HPE Primera, uma plataforma que simplifica radicalmente o gerenciamento de dados.

Que tal apresentar esse produto a seus supervisores? Afinal, são eles que têm a decisão de compra e podem definir quais serão os futuros investimentos da empresa.

Traga argumentos que justifiquem a migração para a nova infraestrutura: disponibilidade garantida, redução de incidentes, manutenção facilitada… A ideia, aqui, é assinalar as dificuldades que o time enfrenta e oferecer uma solução para otimizar o trabalho. Seus chefes vão entender que você se preocupa com o desempenho coletivo.

Saiba mais: Sistema lento? Veja 5 causas comuns (e as soluções para elas)

Habilidades de liderança estão ligadas ao trabalho em equipe

Líder de verdade também assume os desafios para mostrar que pode dar conta de uma demanda. Ao mesmo tempo, sabe de seus limites e reconhece quando a responsabilidade é grande demais.

Não se trata de ser o melhor em tudo. O objetivo é dar o seu melhor sempre, mas conquistar o apoio dos colaboradores para, juntos, vocês alcançarem resultados ainda mais altos.

Portanto, valorize seus colegas. Conheça quais são as habilidades de cada um e mostre seus próprios talentos. Assim você consegue pedir ajuda à pessoa certa se tiver dificuldades para cumprir uma tarefa, ou então oferece auxílio quando puder.

Tudo isso se resume a uma coisa: trabalho em equipe. A colaboração do grupo é essencial para a empresa alcançar metas. E, para haver colaboração, é necessário que os funcionários apoiem e motivem uns aos outros.

Comunicação: a chave para um bom desempenho

Além da proatividade e do espírito de equipe, as grandes lideranças sabem se comunicar. Elas não dizem apenas o que fazer, mas por que precisa ser feito. Elas dão feedback, tanto positivo quanto negativo. E, principalmente, elas partem da ideia de que nada é óbvio.

Mesmo os protocolos mais simples precisam ser reiterados. Para você ter uma ideia, sabia que as maiores ameaças à cibersegurança acontecem devido a falhas humanas? É o colaborador que entra num site indevido, ou então abre qualquer anexo de e-mail, ou mesmo instala um software duvidoso sem nem passar antivírus.

Esses pequenos descuidos no dia a dia podem trazer consequências desastrosas aos sistemas. Por isso, não adianta desenvolver boas práticas. É preciso comunicá-las à equipe reiteradamente, pois sempre pode haver um colega que ainda não domina o manual.

Fica a lição para as demais áreas de trabalho: antes de agir por conta própria, converse com seus pares para ter certeza de que todo mundo entende a sua ação. Evitando ruídos e mal-entendidos, as chances de sucesso sobem bastante.

Saiba mais: 3 ações para proteger sua empresa dos crimes virtuais

Gostou das dicas? Esperamos que o conteúdo de hoje tenha sido útil. Precisando de soluções para melhorar o desempenho em sua empresa, fale com a HT Solutions. Estamos à disposição para colaborar com o seu crescimento.

 

Foto: iStock/fizkes

Compartilhe este artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Tópicos relacionados

Sobre a HT Solutions

A HT Solutions é especialista em soluções de infraestrutura de TI que proporcionam agilidade, desempenho e melhores resultados para empresas na era da transformação digital.

Braço de tecnologia do Grupo Herval, grupo econômico com mais de 60 anos de atuação na indústria e varejo, a HT conta com as mais elevadas certificações da fabricantes como HPE, HP, Dell e Lenovo e é um parceiro confiável no fornecimento de tecnologia para o setor público e privado.

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.