Coprel/TriWay

Inteligência e redundância para Backup e Proteção de Dados

CASE COPREL/TRIWAY

A TriWay Telecom é o braço de telefonia e telecomunicações da maior cooperativa de eletrificação brasileira em extensão de redes, a COPREL – Cooperativa de Geração de Energia e Desenvolvimento – que fornece energia elétrica para 72 municípios no Rio Grande do Sul.
Fundada com o mesmo objetivo da COPREL, a TriWay Telecom surgiu para proporcionar o desenvolvimento regional e democratizar o acesso à telefonia e comunicação. A companhia é responsável por um anel de fibra ótica com dois sites operacionais que ligam as cidades de Ibirubá a Passo Fundo, num projeto inovador que conecta, principalmente, produtores rurais aos já conhecidos benefícios da rede mundial de computadores.

leandro-mazzola-coprel

Leandro Mazzola
Orientador Técnico – Coprel

A Coprel, nos seu três negócios: duas cooperativas (Coprel Cooperativa de Energia e a Coprel Cooperativa de Geração e Desenvolvimento) e a Triway/Coprel Telecom, sentiu a necessidade de substituir o parque de T.I. com o objetivo de melhorar os sistemas, a vida útil dos equipamentos, a segurança e a continuidade dos negócios.


Assim procuramos buscar nos fornecedores as melhores práticas e tecnologias para fazer o investimento com segurança.
Avaliamos vários fornecedores e formas para implementar o que buscamos. Em nosso estudo, vimos nos consultores da HT Solutions um apoio diferenciado na estruturação do projeto.


A Triway/Coprel Telecom já tinha experiência com produtos e principalmente com o suporte da HPE, sempre resolutos, prestativos e cumprindo o SLA contratado.
Hoje temos a certeza de contar com os equipamentos e soluções para operação normal, em momentos críticos.

Resumo Técnico

Número de Nodes

3 Nodes Virtualização e 2 Nodes para Oracle (rac)

Total de Processadores

10

Pontuação de Desempenho*

Virtualização: 3570
Oracle RAC: 1676

Memória Total

1.5TB p/ Vmware e 1TB para Oracle

Total SSD TB

67,6 TB

Placa

Conexões LAN 1 GB

Conexões LAN 10 GB

4

Alta Disponibilidade

Sim

Tolerância a Falha

Sim. NSPOF (no single point of failure)

Virtualização

VMWare

Licenciamento

Veeam Backup & Replications Enterprise

Um dos principais desafios da TriWay Telecom e da própria Coprel era a modernização de sua infraestrutura de TI para acompanhar seu crescimento e suportar os novos modelos de negócio e serviços prestados aos seus clientes, sendo absolutamente necessário garantir a disponibilidade de sistemas de TI próprios e de terceiros. O parque antigo era composto por três Servidores HPE ProLiant DL380 Gen7, utilizados para rodar as máquinas virtuais VMware, dois Servidores HPE ProLiant DL380p Gen8 para o banco de dados Oracle, além de 4 Nodes StoreVirtual 4500 para armazenamento de dados.

Inteligência e redundância para Backup e Proteção de Dados: Os resultados da solução HPE 3PAR nas rotinas da Coprel/TriWay

Para atender os workloads das áreas de negócios, diversas opções foram levadas em conta de forma a buscar a melhor solução para o projeto que é inovador e um dos maiores entre todas as cooperativas de eletrificação e telecom. As opções avaliadas como Nuvem pública, Collocation em Data Center, Plataforma como Serviços e Hiperconvergência, por exemplo, atendiam parcialmente os requisitos da Coprel-TriWay Telecom. Contando com a participação dos especialistas da HT Solutions os diversos cenários foram discutidos e a arquitetura tradicional foi a escolhida.
Atualmente, a solução de armazenamento escolhida pela Coprel-TriWay Telecom, conta com armazenamento de dados em dois Storages HPE 3Par modelo 8200 com 12 discos SSD e 12 discos mecânicos cada, além de uma unidade de fita para backup. No total, a capacidade de armazenamento de cada equipamento chega a 67,6 TB. Este equipamento foi escolhido devido ao seu ótimo histórico de performance e resiliência em outras bases da região, incluindo clientes da própria cooperativa. O 3PAR 8200 é um storage midrange Tier-1, com garantia de disponibilidade de seis noves (99.9999%), com um conjunto de funcionalidades superior a outras soluções do mercado, como capacidade de implementação de multi site ativo/ativo, tecnologias de redução de dados (zero detect, thin provisioning, compressão e deduplicação), além de tecnologias de otimização de performance, como QoS (Quality of Service), que garante os níveis de serviços necessários para as cargas de trabalho dos clientes.
A solução composta pelos dois 2 Storages 3Par 8200 com replicação e redundância entre o Datacenter em Ibirubá e o Datacenter em Passo Fundo, trouxe ganhos de zero downtime de RPO e RTO. A solução proporciona excelência no plano de disaster recovery do ambiente da Coprel-TriWay Telecom.
Para a virtualização a solução traz três Servidores HPE ProLiant DL360 Gen10 com dois Processadores Intel e fontes redundantes. E ainda, para reduzir ao máximo o impacto do licenciamento do banco de dados Oracle, mas mantendo alta disponibilidade ao ambiente, foram adicionados dois Servidores HPE ProLiant DL360 Gen10, com dois Processadores Intel, além de quatro portas LAN de 10Gb, fontes redundantes e quatro switches HPE FlexFabric série 5710 para o core de rede. Estes equipamentos possuem uma alta densidade e baixa latência, garantindo assim uma solução ideal para cargas de trabalho com largura de banda intensa. Podemos citar ainda que a família de produtos 5710 oferece um conjunto abrangente de recursos de Data Center, incluindo suporte completo para protocolos de rede Camada 2, Camada 3, IPv4 e IPv6 totalmente livre de custos adicionais por esses recursos avançados.
Para proteção de dados no ambiente virtual o sistema conta com o Veeam Backup & Replication Enterprise, solução que traz uma excelente integração com ambiente HPE StoreOnce. A solução para backup do ambiente virtual e físico facilitou o gerenciamento e a manipulação das rotinas de backup do dia a dia. Já os recursos de backup em disco HPE StoreOnce, com seu algoritmo de desduplicação, trouxe ganhos de arquivamento e recuperação de desastres com baixo custo.
Por fim, tanto os storages quanto os servidores são otimizados e gerenciados pelo HPE Infosight, a solução de inteligência artificial que acompanha sem qualquer custo adicional as soluções deste ambiente de processamento e armazenamento, durante o período de garantia e nos equipamentos sob contrato de suporte.

Implementação, treinamento e garantia

Para garantir a implementação e manutenção do projeto dentro das elevadas expectativas da Coprel-TriWay Telecom, além do gerenciamento do projeto, a HT Solutions foi responsável pela implementação da solução com a cobertura da HPE PointNext, a unidade de serviços da Hewlett Packard Enterprise, bem como pelo treinamento do time de TI na plataforma Veeam e pelo Hands On no Storage HPE 3Par.

Capacidade elevada à alta performance

Além de triplicar a capacidade de armazenamento da Coprel-Triway Telecom, a solução desenvolvida pela HT Solutions reduziu a latência de I/O em 10x, o que melhora consideravelmente a resposta das aplicações. Em outras palavras, a cooperativa precisava de 27 horas e meia para fazer seu backup completo. Agora, este processo é feito em apenas 11 horas, com uma massa de dados ainda maior que a anterior. Uma economia de tempo de 59% em relação à solução anterior. Além da segurança do backup em menor tempo, a Coprel-Triway Telecom tem uma maior performance de seu parque durante suas operações.
Somando todos os recursos, a iniciativa ainda conta com todos os benefícios de análise e manutenção preventivas por Inteligência Artificia do HPE Infosight, já incluso nos equipamentos HPE, o que reduz significativamente o tempo alocado para atualizações e manutenção geral do parque.

HPE 3PAR

HP-3PAR-8200-storage
Cases relacionados