Ataques cibernéticos a empresas crescem no Brasil

Dados atuais do Check Point Research (CPR) colocam o mundo corporativo em alerta. Segundo o instituto, o índice semanal de ataques cibernéticos a empresas brasileiras cresceu 46% no segundo trimestre de 2022. Trata-se de um valor muito mais alto que a média global, de 32%.

A pesquisa apontou que, toda semana, são registrados 1,54 mil incidentes de cibersegurança no país, enquanto no resto do mundo essa média é de 1,2 mil ataques. Aliás, outra informação preocupante é a demora em mitigar os danos de uma invasão. Isso porque, em média, as organizações demoram 380 dias para conter um vazamento de dados, comprometendo a privacidade e a segurança exigidas pela LGPD.

Ataques cibernéticos: ransomware cresceu no mundo todo

O relatório Cyber Attack Trends: 2022 Mid-Year Report, do CPR, nos ajuda a entender os pontos fracos da cibersegurança corporativa. Por exemplo, os especialistas notaram um aumento significativo dos ataques de ransomware no primeiro semestre – 59%, em comparação ao mesmo período do ano passado. No mundo inteiro, uma em cada 40 organizações é vítima do sequestro de dados. E os criminosos não param por aí.

Conforme previsões dos especialistas, a tendência é que o ecossistema do ransomware se torne mais fragmentado. Em vez de grandes grupos coordenando as invasões, como ocorre hoje, em breve elas partirão de pequenas e médias quadrilhas, tornando mais difícil a identificação dos autores.

Além disso, é importante observar os incidentes que vêm ocorrendo em plataformas Blockchain. Essas vulnerabilidades mostram que é possível violar e sequestrar também criptoativos, causando impactos no sistema financeiro.

Por fim, o CPR alerta para as falhas de segurança dos contratos inteligentes. Sobretudo porque elas abrem caminho para os primeiros ataques no metaverso.

Como reforçar a segurança digital em sua empresa

Apesar de dados tão preocupantes, não há motivo para pessimismo. A tecnologia certa, aliada a boas práticas dos colaboradores, diminui consideravelmente os riscos de ataques cibernéticos à empresa. Por isso, veja algumas sugestões do que fazer para proteger seu negócio:

  • Dissemine boas práticas na sua equipe. Muitas brechas ainda são abertas por falha humana. Por isso, é importante organizar campanhas de comunicação interna para reforçar medidas de segurança, tais como nunca abrir anexos de e-mails suspeitos.
  • Mantenha os softwares atualizados. Isso porque os hackers monitoram constantemente os programas de computador à procura de falhas. Caso uma vulnerabilidade seja detectada, as marcas logo tratam de resolver o problema com uma atualização.
  • Invista em soluções tecnológicas de proteção. Os populares antivírus, filtros de e-mail e sistemas de firewall são muito importantes, especialmente se sua empresa aderiu aos modelos de trabalho híbrido ou remoto. Afinal, a vulnerabilidade aumenta no home office.

Uma dica é utilizar HP Sure Click Pro. Essa plataforma isola arquivos suspeitos, impedindo-os de infectar a rede corporativa. Além disso, há o revolucionário HPE Primera. Esse sistema usa a inteligência artificial de HPE InfoSight para realizar análise preditiva de riscos. Assim, identifica atividades anormais e resolve os incidentes antes mesmo que se tornem um problema maior.

Quer saber mais sobre como se proteger de ataques digitais? Então confira nosso artigo falando de ciber-resiliência.

A HT Solutions oferece os melhores produtos e serviços em TI. Você pode contar conosco para garantir sua proteção contra ataques cibernéticos. Entre em contato e descubra como podemos ajudar!

 

Foto: iStock/releon8211

Compartilhe este artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Tópicos relacionados

Sobre a HT Solutions

A HT Solutions é especialista em soluções de infraestrutura de TI que proporcionam agilidade, desempenho e melhores resultados para empresas na era da transformação digital.

Braço de tecnologia do Grupo Herval, grupo econômico com mais de 60 anos de atuação na indústria e varejo, a HT conta com as mais elevadas certificações da fabricantes como HPE, HP, Dell e Lenovo e é um parceiro confiável no fornecimento de tecnologia para o setor público e privado.

Receba nossos conteúdos exclusivos no seu e-mail.

[g1245_news]